Um mundo imaginário, encantado, inventado. Com cores, formas, bolhas, água e tanto mais. No teatro de rua, o céu é literalmente o limite e vai poder viver esta experiência no festival internacional Imaginarius, de 25 a 28 de maio, em Santa Maria da Feira, do distrito de Aveiro. São mais de 100 horas de entretenimento gratuitas, criadas por artistas de 10 nacionalidades, sob o tema “Sonho”.
Nesta 22ª edição, há um espetáculo – “Bulle à Bulle – que nos leva para um laboratório alquimista onde são feitas experiências com bolhas de sabão por um mestre e um aprendiz. O mimo Pep Bou e o artista Martín Cattani mostram aqui “40 anos de experimentação com o mundo da física e da química”. Estará “em cena” nas noites de 26 e 27 de maio, no Cineteatro António Lamoso. A entrada também é livre, mas implica reserva prévia do lugar.
Nestas mesmas noites, mas desta vez na Praça Gaspar Moreira, é nas alturas que a história se conta. “Aigua” é um espetáculo que junta teatro, dança, acrobacias aéreas e, claro, água — como o nome indica. A performance da companhia catalã Xa Teatre é uma metáfora da vida humana, com destaque para temas como solidariedade, meio ambiente e amizade.
Estes são apenas dois dos seis espetáculos Imaginarius Principal, em que Portugal está representado com a música dos algarvios Al-Fanfare. Este conceito protagonista é fechado por duas performances francesas — “Cristal Palace” e “La Grande Phrase” — e ainda pelos italianos do Teatro Per Caso com “World of Wonder”.
Além da programação principal, o Imaginarius 2023 integra um segundo cartaz mais virado para o público infantil, com propostas da companhia da italiana Teatro C’Art, Woow, e das espanholas Enlaire, Jam e La Trócola Circ (espetáculos Bufa i Rebufa, Hats e Potted).
Já a seção Mais Imaginarius dá palco a artistas emergentes de todo o mundo. Em competição vão estar 17 propostas artísticas, de diferentes disciplinas que serão avaliadas por um júri especial. O público também pode votar no seu espetáculo preferido e vencedor irá desenvolver uma nova criação artística para a edição de 2024.
Entre as seis criações Imaginarius deste ano encontra-se a vencedora de 2022: a eslovena Danijela Zajc exibe-se com “Perspective’s Gravity”. Esta é uma estreia da segunda parte da trilogia da artista, na qual a manipulação e a influência são feitas através do movimento aéreo e da voz. Pode assistir a esta performance nas noites de 25, 26 e 27 de maio, na igreja matriz da cidade.
Enquanto Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO, Santa Maria da Feira oferece ainda durante o festival Imaginarius a arte à mesa em alguns restaurantes. Pode encontrar os “Sabores Imaginarius” em espaços como A Botica de Baco, Déjà Vu, Feitoria Rest & Lounge, Os Vinte, Villa Antiqua Gastrobar. No Rossio, as propostas passam pelo street food com uma oferta alimentar alternativa, interagindo com os conceitos artísticos e criativos do festival. E mais não dizemos para manter a surpresa viva.
Conheça toda a programação do festival Imaginarius no site, onde pode conhecer os espaços da cidade que vão ter atuações.