Algumas das obras mais icónicas que Paula Rego pintou entre as décadas de 1970 e 1980 vão estar em exposição em Aveiro. Durante a mostra, as telas A Cela, A Cinta e a série Vivian Girls poderão ser apreciadas no Museu de Aveiro/Santa Joana de forma gratuita.
Até 19 de janeiro de 2025, o espaço acolhe Grito da Imaginação, uma exposição que reúne gravuras, pinturas e desenhos pertencentes à Coleção Serralves. As obras representam diversas fases da carreira da artista portuguesa, que morreu em junho de 2022.
“São obras que se estendem pelas décadas de 70, 80 e 90, num arco temporal que se encerra em 2001, nas quais a artista trabalhou diferentes técnicas e abordou temáticas como a condição da mulher e a relação com a literatura, em particular os contos infantis, explorando o poder e a obediência; a dor física e psicológica; a vergonha e o orgulho; a violência; a solidão e a sociabilidade”, pode ler-se no site da Câmara Municipal de Aveiro, onde a autarquia anunciou o evento.
A exposição faz parte do programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, que tem como objetivo democratizar o acesso ao acervo da Fundação, alcançando públicos diversificados em várias regiões do país. É também uma das iniciativas de promoção de Aveiro como capital portuguesa da cultura.
Leia o artigo da NiT para conhecer uma obra da pintura portuguesa — vendida por 2,1 milhões de euros.