Teatro e exposições

Obras de Paula Rego escolhidas para decorar residência do primeiro-ministro britânico

As telas foram expostas nas paredes da sala onde Keir Starmer recebe os líderes internacionais e substituíram retratos de Isabel I.
As telas foram produzidas entre 1990 e 1991.

A residência oficial do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Londres, tem novas atrações: duas obras da pintora Paula Rego. As telas da pintora portuguesa estão agora penduradas na sala onde o político recebe líderes internacionais, no número 10 de Downing Street, residência oficial do político.

Os dois quadros substituíram o retrato de Isabel I, de 1592. A escolha das pinturas, intituladas “Study for Crivelli’s Garden” e “Study for Crivelli’s Garden (The Visitation)”, foi tornada pública na quinta-feira, 10 de outubro, com a exibição das obras durante um encontro de Starmer com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

As duas obras foram feitas entre 1990 e 1991 durante uma residência artística no museu National Gallery, em Londres. Fazem parte de um mural de dez metros de largura chamado “O Jardim de Crivelli”, originalmente encomendado para decorar uma parede do restaurante do museu.

As duas obras recém-afixadas na sala

O governo britânico possui outras peças de Paula Rego, incluindo três gravuras da coleção “Young Predators” expostas na residência da ministra das Finanças, Rachel Reeves, e a pintura “Crow (Corvus Corone)”, na Autoridade Tributária. A obra “The Guardian” também está em exibição no consulado-geral do Reino Unido em Chicago, nos EUA.

Clique neste artigo para conhecer uma obra da pintura portuguesa — vendida por 2,1 milhões de euros. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT