Teatro e exposições

Os antigos néons e letreiros de Lisboa voltam a estar em exposição até setembro

Podem ser visitados em Alvalade até ao dia 6 do próximo mês, entre quinta-feira e domingo. A entrada é gratuita.
Passe por lá até 6 de setembro.

“Luzes da Cidade”, uma exposição que junta antigos (e icónicos) letreiros e néons de Lisboa, era para ter sido inaugurada em março no espaço da editora Stolen Books, em Alvalade. Por causa da pandemia teve de ser adiada, mas entre junho e julho — quando finalmente pôde ser visitada — foi um grande sucesso.

Assim, os organizadores decidiram fazer mais uma temporada onde será possível visitar a mostra. “Luzes da Cidade” reabriu a 13 de agosto e pode ser conhecida até 6 de setembro. A entrada é gratuita e estará aberta entre as 15 e as 19 horas, de quinta-feira a domingo.

O projeto é encabeçado por Paulo Barata e Rita Múrias, designers que têm recolhido estes néons e letreiros à medida que os espaços vão fechando — a ideia é construírem uma coleção que um dia possa estar num museu, mas por enquanto vão fazendo exposições.

O objetivo passava por preservar a memória gráfica da cidade, de estabelecimentos que já fecharam e cujos letreiros se perderam no tempo — ou em lixeiras — perdendo-se o rasto e a história de cada espaço. 

Nesta exposição, o grande destaque vai para o bairro de Alvalade, sobretudo para antigos espaços de comércio da Avenida da Igreja e Avenida de Roma. Vai encontrar por lá, por exemplo, os letreiros da Sapataria Hélio e da Charcutaria Riviera. Também há, contudo, peças da Baixa lisboeta ou da Avenida Almirante Reis.

Veja ainda a reportagem da NiTtv na exposição.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT