NiTcom

Os monólogos mudaram de género: agora são do pénis e vão estar no Parque Mayer

A comédia satírica sobre o universo masculino tem Ricardo Carriço e Ricardo Castro no elenco. A nova temporada estreou a 25 de março, em Lisboa.
O sexo é o tema central.

Dizem que elas é que falam de tudo ao mais ínfimo pormenor, mas afinal do que falam os homens quando se juntam? Poderíamos imaginar, pelo menos em Portugal, que o futebol seja o tema principal — mas se calhar não é bem assim.

“Monólogos do Pénis” é a peça de comédia que vem desmistificar este assunto, depois da versão feminina que já foi um sucesso nos palcos em Portugal. Apesar de esta versão virada para os homens ser uma novidade por cá — que estreou a segunda temporada a 25 de março na nova mega tenda do Parque Mayer, em Lisboa —, esta sátira tem enchido as plateias do Brasil nos últimos anos.

Ricardo Carriço e Ricardo Castro são os dois atores que dão voz ao texto adaptado de Luís Filipe Borges. O humorista deu um toque português ao texto original do brasileiro Carlos Eduardo Novaes, que teve mais de 1,5 milhões de espectadores na peça ao longo de uma década.

“Foi um desafio delicioso que pude fazer em plena pandemia e, na verdade, bastante mais fácil do que poderia imaginar à partida. O texto original tem algumas décadas pelo que naturalmente não contém muitas das características dos tempos modernos, como as redes sociais, o politicamente correto, o novo movimento feminista, etc.. Acabei por ter uma enorme liberdade na adaptação porque havia tantos temas e costumes novos por explorar. Essencialmente mantive o perfil que os personagens traziam de raiz e pude criar quase tudo o resto”, explica à NiT o argumentista, que teve ao seu lado Paulo Cintrão na encenação da peça.

A história centra-se numa conversa entre Santiago e Guilherme, um vendedor de automóveis e um jornalista. O sexo é o tema central — dos desejos, fetiches, desempenho —, mas as relações com o outro género serão também abordados neste diálogo que conta com discursos bem distintos.

“É uma hora e vinte minutos de boas e saudáveis gargalhadas! Nada nesta peça é chocante, o gosto desta partilha com o público é completamente apaixonante. Ou então vamos ter de perguntar às 50 mil mulheres que já assistiram aos “Monólogos do Pénis””, acrescenta Ricardo Carriço.

Ou seja: embora o foco seja no mundo masculino, não precisa de se preocupar: as mulheres serão muito bem-vindas ao espetáculo.

“Trabalhar com os Ricardos (Castro e Carriço) é um absoluto prazer. Vê-los criar em cima do que existe e à medida que o número de espetáculos avança é um privilégio. E o gozo que todos temos com este show faz-me crer que há mais aventuras juntos pela frente”, garante Luís Filipe Borges.

A peça estará em cena até ao final de abril, de quinta a sábado, às 21 horas, e aos domingos, às 18 horas. O bilhete custa 16€ e pode ser comprado na Ticketline e noutros locais habituais.

A mega tenda do Parque Mayer, que tem o apoio da MCoutinho, parceiros da cultura em Lisboa, é uma das últimas apostas na cultura de Lisboa e pretende acolher espetáculos para todos os públicos.

“Nada melhor que apoiar a cultura, associando-nos à Tenda Parque Mayer e apoiar a Comédia ‘Monólogos do Pénis’ com os atores Ricardo Castro e Ricardo Carriço. Todos juntos, neste projeto queremos comemorar também o centenário do Parque Mayer”, conta à NiT, João Catalão Mano, Diretor Geral da MCoutinho Lisboa Oriente.

Há ainda outro programa que arrancou a 25 de março neste espaço e que já foi noticiado pela NiT, que é direcionado aos bebés e público infantil.

A peça está em cena em Lisboa.
Este artigo foi escrito em parceria com a Caixa de Cena Produções.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT