NiTcom

“Os Piratas”: vem aí um evento gratuito com espetáculos de piratas para todas as idades

Tudo acontece em Leça da Palmeira, entre 13 e 14 de agosto, com vários espetáculos e muita diversão.
É obrigatório o levantamento de bilhete na Câmara Municipal de Matosinhos 3 dias antes.

Quem nunca sonhou conhecer mais sobre as míticas histórias de piratas ou até mesmo experienciar todas as fascinantes vivências de quem navegava livremente em alto mar? A maior referência moderna que temos alusiva a este mundo chega-nos da saga de “Os Piratas das Caraíbas”.

Todas as embarcações, o vestuário fora do comum, as típicas caveiras presentes em todo o lado, as emboscadas e, obviamente, o tesouro secreto e perdido — que todos queriam encontrar —, fazem parte do nosso imaginário há muitos anos. E se lhe disséssemos que vai poder entrar numa experiência única repleta de animação e espetáculos com piratas? É verdade, marque na agenda os próximos dias 13 e 14 de agosto, para ir a um evento imperdível.

O evento “Os Piratas” vai ter lugar no Largo do Castelo de Leça da Palmeira, com atividades para os mais novos e também programas para os adultos. Durante estes dias, vai poder assistir a um espetáculo interativo dedicado às crianças (no sábado à tarde) e a dois espetáculos mais dinâmicos, um em cada noite do evento.

Para os miúdos, o espetáculo “Os Piratinhas” apresenta uma história de uma tripulação de piratas que procurava um tesouro escondido. Com vários imprevistos pelo caminho, toda a narrativa é repleta de armadilhas e ciladas criadas pelos próprios, para ver quem fica com a maior parte da fortuna encontrada. Um registo muito cómico que vai prender a atenção dos mais novos (e até a dos mais velhos).

Já o espetáculo noturno vai contar com cerca de 50 pessoas, entre os quais bailarinos e artistas de parkour, e retrata uma tentativa de assalto ao Forte de Nossa Senhora das Neves — por elementos de uma embarcação de piratas. Falamos de uma história caricata, contada através da perspetiva de arquétipos bem conhecidos pelo público, e que faz um retrato histórico das façanhas daquelas personagens tão mitificadas pela cultura popular. 

Estes dias de magia e de fantasia vão trazer de volta a animação que este período pandémico nos tem roubado e dinamizar o centro da cidade e restauração local. Sempre com todas as regras de distanciamento e de proteção presentes.

E as surpresas não acabam por aqui. As atividades prolongam-se até 14 de agosto, com os Serviços Educativos da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos a desafiarem os mais novos a realizarem vários exercícios artísticos através de jogos, adereços malvados, barcos e esqueletos acrobatas.

Todos eles para fazer ao lado da família, sempre para garantir a maior segurança.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos faz parte de uma vasta programação cultural para este ano. E é organizada em parceria com a Cryseia, uma empresa com mais de 15 anos de experiência na produção de eventos e espetáculos temáticos. 

O melhor ficou para o fim: a entrada é gratuita. No entanto, a organização do evento revela que por estar limitado a um máximo de 250 pessoas, é obrigatório o levantamento de bilhete na câmara de Matosinhos, três dias antes do mesmo acontecer.

Este artigo foi escrito em parceria com a Cryseia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT