Teatro e exposições

Página Solta: as atrizes que criam a poesia viral no TikTok

Beatriz e Rita já participaram no "Got Talent" e chegaram às galas em direto. Têm vídeos com mais de um milhão de visualizações.
Foram destaque no "Got Talent Portugal" este ano.

Depois de um jantar de Natal com amigos em 2021, Beatriz Nery e Rita Mendes estavam prestes a ir dormir quando começaram a refletir sobre os grandes problemas da vida. No meio da conversa, começaram a usar expressões feitas, como “o sol nasce” e “a chuva cai”. “Achámos piada a estas frases genéricas que muitos levam de uma forma mais intelectual”, contam à NiT.

Inspiradas por essa troca descontraída, escreveram três poemas naquela mesma noite. No dia seguinte, decidiram declamá-los enquanto se gravavam e publicaram o resultado no Instagram. O vídeo foi um sucesso: e assim nasceu a Página Solta.

Beatriz, de 24 anos, e Rita, de 25, ambas naturais de Braga, descrevem o projeto como “poesia cómica” que ganha força com a componente teatral. Por vezes, as frases são “completamente absurdas”, mas ditas com tanta seriedade que acabam por provocar risos.

“Nas publicações somos duas personagens que se levam muito a sério e isso é engraçado”, explicam. No entanto, asseguram que fora dos vídeos não têm nada a ver com as personagens que interpretam. “Vivemos longe da realidade em que elas vivem.”

Usarem as artes cénicas fez todo o sentido, até porque é precisamente essa a sua formação. Foi graças à representação que se conheceram há cerca de dez anos, numa numa academia de teatro em Braga.

Quando perceberam o impacto dos poemas no círculo de amigos, Rita decidiu criar uma conta no TikTok e publicar cinco vídeos que já tinham gravado. Poucas horas depois, ao voltar à aplicação, descobriu que um dos vídeos tinha milhares de visualizações. Desde então, o crescimento nas redes sociais tem sido constante: atualmente, têm 71,6 mil seguidores e mais de 741 mil gostos, com vários vídeos que ultrapassam um milhão de visualizações.

@apaginasolta

portugali.

♬ original sound – apaginasolta

Com a atenção do público chegam também os comentários menos positivos. No entanto, isto nunca foi uma problema para a dupla. “Muitos não percebem que o projeto é irónico. Dizemos que temos um escudo muito grande por causa disso, mas também sabemos que não vamos agradar a toda a gente”, confessam.

Essa desinibição foi essencial para participarem, no início de 2023, no programa “Got Talent Portugal”. As artistas foram convidadas diretamente pela produção, que já conhecia o trabalho da Página Solta no TikTok. “Foi uma oportunidade incrível termos lá estado e termos chegado a um público tão vasto. São números que nem conseguimos imaginar”, comentam.

Apesar de terem sido eliminadas nas galas ao vivo, consideram o percurso no programa uma vitória. “Foi exatamente aquilo que queríamos que fosse e, sinceramente, fomos mais longe do que esperávamos ir.”

Graças ao projeto, ambas conseguem viver exclusivamente da Página Solta — embora Beatriz também trabalhe em teatro musical. Já declamaram poemas em casamentos, festivais de tunas e aberturas de museus, apresentando sempre os seus trabalhos originais. “Escrevemos sempre com base nas coisas que ouvimos das pessoas à nossa volta. Vamos guardando tudo e depois juntamos o que tem mais potencial e que é engraçado. Às vezes escrevem-se rápido, outras vezes demoram uma semana”, explicam.

Para 2025, o plano já está bem traçado: Beatriz e Rita pretendem vender um espetáculo que criaram para poderem atuar nas várias salas de Portugal. No sábado, 7 de dezembro, vão estar na Festa de Poesia de Matosinhos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT