Teatro e exposições

“Pandemedia”: a nova exposição em Sintra sobre o mediatismo da Covid-19

É uma mostra permanente do NewsMuseum, que neste momento está instalada na torre do espaço.
Faz parte da exposição permanente do museu.

Desde março de 2020 que vivemos uma crise sanitária sem precedentes. Não só por causa da facilidade do contágio da Covid-19, mas sobretudo porque vivemos num mundo global em que as informações viajam em poucos segundos para o outro lado do planeta.

É precisamente o fenómeno mediático da pandemia que é explorado em “Pandemedia”, uma exposição fixa que pode ser conhecida no NewsMuseum, em Sintra. Neste momento, a mostra está instalada na torre do espaço.

“O mundo como o conhecemos mudou e essa mudança foi registada, dia a dia, pelos meios de comunicação. ‘Pandemedia’ é uma súmula dessa pandemia-gémea que se estabeleceu ao mesmo tempo que a emergência sanitária: o contágio vertiginoso dos media por um só tema, uma só notícia, com todas as notícias dentro. Dum primeiro momento de notas pontuais e sem alarme, ao caos cacofónico da omnipresença de um conjunto de rostos, cenários e palavras, infetando todas as línguas e meios do mundo. De Portugal aos Estados Unidos, da China ao Brasil, do Médio Oriente a Itália, do Reino Unido a África”, pode ler-se na descrição oficial da exposição.

Em “Pandemedia”, o público pode recordar o tratamento mediático da pandemia através de imagens, vídeos, manchetes e tweets. “Ilustram os diferentes momentos e os distintos ritmos desta crise global, na boca daqueles que têm o poder de informar – e desinformar. De a fazer arrefecer e incendiar. Os números de casos, internados e mortos multiplicam-se, ao mesmo tempo que os números de views, reacts, retweets e shares. Do dia 1 à esperança.”

Os bilhetes para o museu, que incluem a visita a esta e a outras exposições, estão à venda por 6,50€. Mas há um conjunto de descontos que pode consultar no site oficial do espaço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT