Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Teatro e exposições

Peça esgotada de Gregório Duvivier tem nova data em Lisboa

O espetáculo "Céu da Língua", dirigido pela atriz Luciana Paes, fala sobre as infinitas possibilidades da língua portuguesa.

Humor, poesia e dramaturgia juntam-se em “Céu da Língua”, o espetáculo de Gregório Duvivier que se estreou em Portugal no final do ano passado. No verão, o projeto regressa ao País e muitas das datas já estão esgotadas. Em Lisboa, depois dos bilhetes para o CCB terem acabado, foi anunciada uma nova apresentação para 4 de julho no Coliseu dos Recreios.

Descrita como uma “comédia poética”, a peça reflete sobre as possibilidades infinitas da língua portuguesa. “Gregório Duvivier tem na língua portuguesa não somente uma pátria, mas uma obsessão. Ou, como dizem os jovens, um hiperfoco”, destaca a organização.

“Afinal a palavra é uma fonte inesgotável de humor, desde os primórdios. No Princípio era o Verbo, disse Deus. E logo em seguida vieram os erros de concordância. O mesmo Deus disse: Faça-se a Luz. Mas disse para quem? E porquê?”, lê-se na sinopse.

Com direção da atriz Luciana Paes, o espetáculo cruza stand up comedy com poesia falada. Durante cerca de uma hora, o ator e fundador do projeto “Porta dos Fundos” explora o poder da fala e lembra que “o homem, nada mais é do que um macaco que fala — e todas as outras diferenças derivam disso”.

“Todo texto é um pretexto. Escrevi essa peça pra voltar a Portugal. Sim, nesse caso o palco veio antes da peça. (…) Chamei Luciana Paes, minha atriz preferida no Brasil e no mundo, pra dirigir a peça, e pensar nela junto comigo. Luciana compartilha comigo a obsessão pelo nome das coisas. Seu olhar fez nascer uma linguagem nova, uma maneira nova de contar histórias e dizer coisas que penso. Parimos juntos esse anfíbio do qual muito me orgulho: um filho do stand up comedy com o circo pobre. Adicionamos pitadas de Ted Talk e meia-xícara de teatro musical.”, partilha Duvivier.

O tema da língua portuguesa já tinha sido explorado no espetáculo que Duvivier fez com Ricardo Araújo Pereira, “Um Português e um Brasileiro Entram Num Bar”. Agora, regressa a solo para refletir não só sobre a língua portuguesa, mas sobre a linguagem como um todo.

Os bilhetes podem ser comprados online e custam entre 24€ e 32€. Leia a entrevista da NiT a Gregório Duvivier e conheça melhor a história de “Céu da Língua”.

Carregue na galeria e conheça algumas das peças de teatro que pode ver em Lisboa este mês.

ARTIGOS RECOMENDADOS