Cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

Teatro e exposições

Os mosqueteiros agora são mosqueteiras e chegam ao palco em versão musical

A peça estreia a 1 de novembro e vai passar por várias cidades portuguesas. É uma revisão feminista da clássica história de Alexandre Dumas.

Em 1982, o animador espanhol Claudio Biern Boyd decidiu transformar D’Artagnan e os mosqueteiros de Alexandre Dumas em cães. Agora, a clássica história recebe uma nova adaptação e chega a Portugal em formato de teatro musical onde, desta vez, os companheiros do protagonista são mulheres.

“Dartagnan e as Três Mosqueteiras” estreia a 1 de novembro no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa. A peça vai depois entrar em digressão nacional, com paragens no Porto, Coruche, Évora, Covilhã, Leiria, Campo Maior, Coimbra, Viseu, Borba, Santa Maria da Feira, Sertã e Figueira da Foz.

A narrativa passa-se em França, onde a Rainha Ana enfrenta uma ameaça ao trono. O cardeal Richelieu acredita que uma mulher não tem capacidade para liderar e planeia, com a ajuda de Milady, eliminar os três mosqueteiros e o resto da guarda real. D’Artagnan decide então ajudar a Rainha e a sua aia Julieta a salvar os três mosqueteiros e a proteger o reino.

“Será Dartagnan capaz de salvar o Reino? E o que fazem três mosqueteiras nesta história, não eram três mosqueteiros? O que é a corrente de favores e o que faz nesta história? Preparem-se para embarcar numa emocionante história sobre o amor, a valentia, e empatia e onde também não faltaram as peripécias do Pinguim das botas altas e seus amigos”, lê-se na sinopse.

A peça transmite várias mensagens, como o respeito pelos mais velhos, a valorização do poder feminino, o consentimento e o perdão, segundo a organização.

O musical, pensado para famílias, conta com Laura Matos, Sofia Lopes, Leonor Alegria, Diogo Lemos, Celso Zanini, Leonor Carvalheira, Sara Vivêncio, Alexandra Caldeira, Anita Clemente e Liliana Pereira no elenco. O texto foi escrito por Miguel Ruivo Duarte.

Os bilhetes já estão à venda online e nos locais habituais e os preços variam conforme a sala. Em Lisboa, por exemplo, custam 12€.

ARTIGOS RECOMENDADOS