Teatro e exposições

Quadro de homenagem de Banksy aos profissionais de saúde vendido por quase 20 milhões

Chama-se "Game Changer" e tornou-se a obra mais cara de sempre do artista.

Chama-se “Game Changer” e as mudanças que traz não se vão ficar apenas pelo título da obra. Em maio passado, em plena pandemia, Banksy doou o quadro a um hospital de Southampton. A obra foi agora vendida em leilão da Christie’s, em Londres, por 16,7 milhões de libras (cerca de 19,4 milhões de euros), um valor recorde para obras do artista.

A obra é uma homenagem aos profissionais de saúde que nos mostra um rapaz a brincar como boneco de uma enfermeira, com uma capa de super-heroína, deixando de lado brinquedos dos Batman e do Homem-Aranha.

O quadro estava exposto no próprio Hospital Universitário de Southampton com uma única nota do artista cuja identidade continua a ser um mistério: “obrigado por tudo o que estão a fazer. Espere que isto dê alguma cor ao local, ainda que seja a preto e branco”, cita a “CNN”.

Uma réplica de “Game Changer” vai agora ficar em exposição no mesmo hospital onde antes estava o quadro original. O dinheiro do quadro, que foi vendido por um valor quatro vezes acima das expectativas da leiloeira, vai servir para apoiar não só aquele hospital mas outras instituições de cariz social britânicas

“Game Changer” ultrapassou o recorde de 11 milhões de euros que outro quadro de Banksy atingira. O recorde pertencia a “Parliament Devolved”, que representa a Câmara dos Comuns ocupada por chimpanzés.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT