Teatro e exposições

Quem é a ilustradora que cria os cartazes virais para os jogos do Benfica?

São criativos e fazem sucesso nas redes sociais. Marta Santinho é a designer por detrás da moda que se alastrou a Sporting e FC Porto.
As ilustrações de Marta são um fenómeno nas redes sociais.

Marta Santinho cresceu na freguesia de São Domingos de Benfica, numa casa a poucos metros do Estádio da Luz. Em dias de jogo, ficava de olhos colados na loucura que invadia as ruas, pintadas de vermelho com cachecóis, enquanto os cânticos ecoavam por todo o lado. “Sempre vivi muito o Benfica”, recorda à NiT. A primeira vez que viu um jogo ao vivo tinha apenas oito anos.

Agora, é no clube que constrói a sua carreira como ilustradora. Antes de cada partida, o clube partilha nas redes sociais as ilustrações criadas por Marta, quase sempre com contextos criativos e pouco habituais. São quase sempre um sucesso entre os benfiquistas – e não só. O mais recente, publicado a 11 de março, antes do jogo contra o Barcelona, ultrapassou os 50 mil gostos no X (antigo Twitter). É um “trabalho de sonho”, admite.

As ilustrações adotam quase sempre um estilo de banda desenhada e “retratam a atualidade dos clubes de uma forma criativa”. “São sempre inspirados em contextos como o desportivo, do quotidiano, histórico, cinematográfico ou outras artes, com referências com que todos nos conseguimos identificar ou, pelo menos, reconhecer”.

Ao contrário de outras crianças, Marta Santinho não brincava com bonecas nem com consolas. Preferia os lápis e canetas, um gosto que se manteve ao longo da sua vida. “Sempre que estava mais em baixo, começava a pintar e esquecia-me completamente dos meus problemas.”

Formou-se em Design em 2010, mas ficou com a sensação de que “faltava alguma coisa” que a entusiasmasse. Foi por isso que, em 2013, decidiu tirar um curso especializado em realização. Durante essa formação, foi aluna de Ricardo Espírito Santo, que fazia realização de jogos de futebol e a convidou para estagiar no departamento de edição de vídeo do SL Benfica. Após o estágio, começou a trabalhar em design noutras áreas, desde a tecnologia à restauração, porque percebeu que a edição não era bem aquilo que queria fazer.

Durante a pandemia, começou a envolver-se mais na comunidade de ilustradores do desporto europeu. O interesse fazia sentido, já que juntava duas das suas maiores paixões: futebol e ilustração.

Começou a partilhar os seus trabalhos nas redes sociais e, diariamente, falava com artistas que colaboravam com equipas como o Liverpool e o Manchester City. Alguns desses criativos lançaram um projeto que consistia na venda de cromos colecionáveis de jogadores da Premier League, numa caderneta chamada MIFA. Marta ficou responsável por desenhar o argentino Sergio Agüero. Após várias semanas dedicada à obra, percebeu que realmente “queria fazer a vida daquilo”.

Em julho de 2020, este passatempo despertou a atenção do Estrela da Amadora, que procurava reinventar o design gráfico e o merchandising do clube, um papel que acabou por lhe ser entregue. Paralelamente, foi contactada por João Seixas, do jornal desportivo “Record”, que queria inovar a forma como o jornal comunicava. “Queriam algo mais arrojado”, explica Marta, que passou a ilustrar os conteúdos premium da publicação entre outubro e dezembro de 2021.

Durante três meses, conseguiu conciliar ambos os trabalhos, mas no final de 2021 surgiu uma proposta irrecusável: integrar a equipa de design do SL Benfica. Fez uma entrevista com Gonçalo Serrão, coordenador de design, que lhe disse que queria começar a apostar mais em ilustrações. “Fizemos o primeiro post para comunicar um jogo do final da Taça da Liga e correu muito bem”, recorda. Graças ao sucesso da publicação, partilhada a 29 de janeiro de 2022, começou a produzir desenhos para jogos de outros campeonatos, como a Champions League — e foi assim que Marta Santinho “fez história” em Portugal. “Fiquei muito orgulhosa porque o Benfica tornou-se no pioneiro no País a comunicar com ilustrações.”

No ano seguinte, o Sporting e o FC Porto começaram a seguir a tendência, mas para Marta esta é uma questão onde não há clubismo. O que realmente importa é que os portugueses estão finalmente “a valorizar esta arte”. “Há toda uma criatividade que pode ser explorada e fiquei muito feliz por termos sido os primeiros.”

Marta sabe, porém, que não o fez sozinha: ao seu lado tem uma equipa que a apoia diariamente. “Há uma grande união e muita colaboração entre diferentes departamentos.

Antes de cada jogo, a artista estuda os clubes à procura de ideias. Para o confronto entre o Benfica e o Mónaco, a 18 de fevereiro, inspirou-se na Fórmula 1, associando o jogo ao emblemático Grande Prémio. “Esse conceito deu-me logo imensas ideias.” Já para a partida com o Barcelona, a 11 de março, criou uma ilustração ao estilo das séries de detetives. “Passei uma semana a ver ‘True Detective’ e ‘Peaky Blinders’.”

Atualmente, o dia a dia de Marta Santinho pode ser caótico, com vários jogos a decorrer ao mesmo tempo. A última peça, por exemplo, teve de ser pensada e criada em apenas três dias. “Aqui não há Inteligência Artificial, sai tudo do pelo”, brinca.

Entregar os trabalhos a tempo pode ser um desafio, especialmente porque assume que é muito exigente consigo mesma. “Sou a minha maior hater e acho que há sempre coisas a melhorar.”

As dúvidas acompanham-na até ao momento da publicação, mas acabam por desaparecer quando vê a reação do público. No X (antigo Twitter), o post viral de 11 de março foi muito elogiado pelos adeptos, tanto do Benfica como do Barcelona. “Mas que imagem”, lia-se num comentário.

“Fico muito feliz a ver os comentários, sobretudo quando falam sobre os pormenores que meto. As pessoas fazem zoom nas imagens e isso é muito importante. No mundo atual das redes sociais, é muito fácil estar sempre a fazer scroll. Nas ilustrações, as pessoas param para ver e percebem a história”, diz a artista, que muitas vezes se inspira no humor negro de Quentin Tarantino. “É um trabalho de sonho.”

Carregue na galeria e veja algumas das obras de Marta Santinho.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT