Teatro e exposições

“Quiz”. A história do maior golpe de sempre da televisão está prestes a chegar a Portugal

O espetáculo baseado na vitória do homem que enganou o “Quem Quer Ser Milionário?” estará em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
Vai estrear em Portugal no mês de outubro.

Trata-se da adaptação de um espetáculo aclamado e multipremiado do dramaturgo James Graham e estreia em outubro. A peça “Quiz” centra-se na história real de Charles Ingram e no ataque de tosse que o levou a vencer, em 2001, o concurso britânico “Quem Quer Ser um Milionário?”. O prémio final era um milhão de libras, o equivalente a mais de um milhão de euros.

Depois desta encenação, “é o próprio espetador a decidir se o julgamento terá sido correto a deliberar sobre a maneira como a nossa sociedade encara a verdade e a mentira”, descreve a produção. O elenco conta Custódia Gallego, Dinarte Branco, Diogo Dória, Diogo Valsassina, Hugo Mestre Amaro, Martinho Silva, Rodrigo Saraiva, Rui Melo, Samuel Alves, Sílvia Figueiredo e Sónia Aragão.

A partir de 6 de outubro, vai poder ver o espetáculo no Teatro Maria Matos, em Lisboa, entre quinta-feira e sábado às 21 horas. A sessão ao domingo está marcada para as 17 horas. Os bilhetes estão disponíveis online, com preços entre os 10€ e os 20€.

Em 2001, o “Quem Quer Ser Milionário?” era um dos programas mais vistos no Reino Unido. Indeciso, incoerente e aparentemente inseguro, Charles Ingram chegou ao prémio final na noite de 10 de setembro. Milhões de espetadores assistiram à improvável vitória deste concorrente, mas o pior veio depois.

O prémio de um milhão nunca foi entregue ao britânico, que foi acusado de ter feito batota. O escândalo acabou por torná-lo num motivo de chacota e numa lenda da televisão. No esquema estariam envolvidas mais duas pessoas: Diana Ingram, a mulher que estava na assistência; e Tecwen Whittock, professor universitário e um dos concorrentes sentado nos lugares do jogo do dedo rápido.

A estratégia era tão simples que praticamente ninguém deu por ele. Infelizmente para o trio, o programa era um dos mais vistos no país e as câmaras e microfones acabaram por mostrar o truque que dava a Ingram as respostas certas. Sempre que escolhia a hipótese errada, Whittock avisava-o e assinalava a correta. Tudo através de simples ataques de tosse nos momentos exatos.

A batota de Charles Ingram, hoje conhecido como Major Tosse, tornou-se no assunto mais falado no Reino Unido. Quase vinte anos depois, a bizarra história do homem que enganou o concurso mais famoso do mundo deu até tema a uma minissérie britânica. “Quiz”, é uma espécie de reconstituição do caso que também voltou aos tribunais.

Todos foram condenados a uma multa de 130 mil euros e penas suspensas: 18 meses para o casal, 12 para Whittock. O cenário não melhorou para Charles, a quem foi retirado o título de major do exército britânico após 17 anos de serviço. Ao tribunal, revelou que o escândalo de 2001 o tinha arruinado — e como legado, acumulou uma dívida de 458 mil euros.

Leia também o artigo da NiT sobre toda a história do homem que enganou (e venceu) o “Quem Quer Ser Milionário?”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT