Se não fosse artista, Banksy podia muito bem ter sido dono de um jardim zoológico. O seu fascínio por animais esteve em destaque esta semana. Para terminar em grande, apresentou esta sexta-feira, 9 de agosto, uma nova pintura em Londres.
O “London Zoo”, nome dado pelos fãs a esta saga de trabalhos, já conta com uma cabra, dois elefantes, três macacos, um lobo — que acabou por ser roubado — e, finalmente, por dois pelicanos que estão a devorar um peixe do letreiro de um restaurante.
A mensagem que estas obras pretendem passar ainda não foi revelada pelo artista. Os fãs, contudo, estão a gostar dos trabalhos. “Ele provavelmente salvou este pequeno restaurante de ir à falência”, lê-se num dos comentários. “Meu Deus. Que épico”, lê-se noutro.
Apesar de Banksy permanecer anónimo há muitos anos, existem várias teorias sobre a sua verdadeira identidade. A mais consensual, embora não confirmada, indica que se trata do britânico Robert Del Naja, também conhecido pelo nome artístico 3D, fundador e único membro consistente do grupo musical Massive Attack.
Outros rumores afirmam que poderá ser Neil Buchanan, apresentador do “Art Attack”; ou Billy Gannon, vereador de Pembroke, no País de Gales.
Atualmente, decorre um processo em tribunal que poderá dar a conhecer o nome por trás dos famosos murais. A norte-americana Guess quer processar o artista por, alegadamente, ter “prejudicado gravemente” a imagem da marca. O britânico fez uma publicação nas redes sociais, em 2022, onde acusava a empresa de usar as suas obras de arte sem consentimento.
Leia o artigo da NiT e conheça a cabra de Banksy que espoletou este “London Zoo”.
Ver esta publicação no Instagram