Esta quarta-feira, 7 de agosto, Banksy apresentou a sua terceira obra da semana — e mantém o tema dos animais. Tal como escreveu Bordalo II na publicação do britânico, está a ser armado um “zoo em Londres”.
Esta nova pintura encontra-se na zona de Brick Lane (Londres), mais especificamente numa ponte ferroviária. Ali podemos ver três macacos a baloiçar atrás uns dos outros. No Instagram, alguns seguidores do artista repararam num detalhe específico.
Parece que o misterioso Banksy está a fazer uma contagem crescente, visto que a 5 de agosto apresentou uma cabra, no dia seguinte dois elefantes e, agora, três macacos. “Ele está ativo há três dias. Devíamos preparar-nos para algo explosivo”, comentou um utilizador no mais recente post.
Apesar de Banksy permanecer anónimo há muitos anos, existem várias teorias sobre a sua verdadeira identidade. A mais consensual, embora não confirmada, indica que se trata do britânico Robert Del Naja, também conhecido pelo nome artístico 3D, fundador e único membro consistente do grupo musical Massive Attack.
Outros rumores afirmam que poderá ser Neil Buchanan, apresentador do “Art Attack”; ou Billy Gannon, vereador de Pembroke, no País de Gales.
Atualmente, decorre um processo em tribunal que poderá dar a conhecer o nome por trás dos famosos murais. A norte-americana Guess quer processar o artista por, alegadamente, ter “prejudicado gravemente” a imagem da marca. O britânico fez uma publicação nas redes sociais, em 2022, onde acusava a empresa de usar as suas obras de arte sem consentimento.
Ver esta publicação no Instagram