Teatro e exposições

A saga continua. Banksy soltou mais animais nas ruas de Londres

O significado por detrás da exposição pode ter sido revelado com as novas obras do misterioso artista.
Mais uma.

Banksy continua a construir um verdadeiro jardim zoológico em Londres. Na segunda-feira, 12 de agosto, soltou um rinoceronte, em Charlton, no sudoeste da capital britânica, e esta terça-feira, 13, revelou mais uma figura: um gorila a salvar pássaros, focas e gatos.

Nesta nova pintura, instalada numa das fachadas do Zoo da cidade, em Regent’s Park, o artista desenhou o animal de modo a parecer que está a levantar uma manta para ajudar outros espécimenes a escapar. Já na representação anterior via-se o rinoceronte a montar um carro, modelo Nissan Micra, que terá sido abandonado no local. 

Parece que o misterioso Banksy está a fazer uma contagem crescente, visto que a 5 de agosto apresentou uma cabra, no dia seguinte dois elefantes, depois três macacos, seguidos de cegonhas, um lobo, um gato e piranhas. A aparição destes animais tem levado a várias especulações sobre o seu significado. Mas, para já, ainda não se conhecem os motivos por trás da criação da série que já está a ser chamada de “Zoológico de Londres” e que muitos acreditam que estejam relacionadas com o cativeiro dos animais.

Apesar de Banksy permanecer anónimo há muitos anos, existem várias teorias sobre a sua verdadeira identidade. A mais consensual, embora não confirmada, indica que se trata do britânico Robert Del Naja, também conhecido pelo nome artístico 3D, fundador e único membro consistente do grupo musical Massive Attack.

Outros rumores afirmam que poderá ser o apresentador do “Art Attack”, Neil Buchanan; ou o vereador de Pembroke, no País de Gales, Billy Gannon.

Atualmente, decorre um processo em tribunal que poderá dar a conhecer o nome por trás dos famosos murais. A norte-americana Guess quer processar o artista por, alegadamente, ter “prejudicado gravemente” a imagem da marca. O britânico fez uma publicação nas redes sociais, em 2022, onde acusava a empresa de usar as suas obras de arte sem consentimento.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Banksy (@banksy)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT