Teatro e exposições

Teatro Nacional D. Maria II vai fechar mais de um ano para obras

Mas vai renascer com um jardim de inverno e instalações requalificadas. As peças vão continuar a ser feitas noutros espaços.
Encerra em junho do próximo ano.

O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, vai encerrar durante mais de um ano para obras. O espaço cultural estará encerrado a partir de junho de 2022 e só deverá reabrir em 2024, ainda que a conclusão da intervenção esteja prevista para o final de 2023.

O projeto de requalificação foi apresentado esta segunda-feira, 13 de dezembro. Segundo o “Público”, o teatro vai renascer com um jardim de inverno no piso superior. Além disso, haverá novos espaços de ensaio e trabalho, uma livraria melhorada e um átrio mais amplo. Também serão feitas mudanças técnicas significativas na Sala Garrett, a principal do D. Maria II, mas que serão “invisíveis” aos olhos do público.

O investimento será de cerca de 9,8 milhões de euros. A obra é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O atelier responsável pelo projeto é o BFJ Arquitectos. Será a maior obra no teatro nacional desde que reabriu em 1978 — 14 anos depois de um forte incêndio ter destruído grande parte do edifício original. 

Durante o período das obras, a programação do Teatro Nacional D. Maria II vai continuar a decorrer, mas fora de portas, em diversos espaços de norte a sul do País, sem esquecer as ilhas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT