Teatro e exposições

Tem jeito para as artes? A sua obra pode ser exposta numa tela gigante em Guimarães

A ilustração vencedora vai ficar à vista de todos num outdoor gigante durante um ano. E vai ter direito a um prémio de mil euros.
Já pode participar.

Se está à procura de uma oportunidade para se destacar no mundo artístico, o Espaço Guimarães tem o desafio perfeito: o “Respira Arte”. Trata-se de um concurso que consiste na criação de uma obra original com a temática da sustentabilidade.

Todos podem participar, sejam amadores ou profissionais (mas desde que tenham mais de 18 anos). Quem ganhar poderá ver a sua ilustração exposta durante um ano na tela gigante de 85 metros quadrados do centro comercial, que fica localizado num dos locais mais movimentados da cidade, a Avenida Conde de Margaride.

A competição conta com o apoio do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães. Além de ser uma iniciativa cultural, tem uma componente ecológica. Isto porque o outdoor conta com uma tecnologia que purifica o ar do centro da cidade, equivalente ao que fariam cerca de 100 árvores. 

“O nosso objetivo é, não só, melhorar a qualidade do ar para todos os vimaranenses que passam por aquela zona da cidade todos os dias e apoiar a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026, mas também, naturalmente, torná-la ainda mais bonita”, afirma Cátia Lima, responsável de marketing do Espaço Guimarães.

Depois de passarem os 12 meses em que a arte vai estar à vista de todos, a mesma será doada a uma instituição de solidariedade social para ser reutilizada. As participações já estão abertas e assim irão ficar até ao dia 15 de março. O vencedor será anunciado no dia 31 do mesmo mês e terá direito ainda a um prémio de 1000€. Deve enviar a sua proposta por e-mail (ecoespacoguimaraes@nullklepierre.com). O regulamento do concurso está disponível para consulta neste site.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT