Os mais de 30 museus e palácios nacionais sob a gestão da Museus e Monumentos de Portugal (MMP) estarão encerrados nos dias 24 e 31 de dezembro. A tolerância de ponto decretada para essas datas junta-se ao habitual encerramento nos feriados de 25 de dezembro e 1 de janeiro.
A MMP é responsável pela administração de 38 espaços emblemáticos, disseminados por 21 cidades e vilas, de norte a sul do País. Os mosteiros dos Jerónimos e de Alcobaça, a Torre de Belém, o Panteão Nacional, e os palácios da Ajuda e de Mafra, bem como o Castelo de Guimarães são apenas alguns dos monumentos que estarão encerrados. Os bilhetes para essas datas podem ser trocados por ingressos para outros dias ou reembolsados na totalidade.
A Património Cultural também já tinha anunciado o encerramento dos monumentos e sítios que administra nas tolerâncias de ponto, a 24 e 31 de dezembro. Entre os espaços sob tutela do instituto público estão o Mosteiro da Serra do Pilar e o Convento de São Salvador de Vilar das Frades.
A tolerância de ponto nas vésperas do Natal e Ano Novo para os trabalhadores da função pública foi anunciada pelo governo a 11 de dezembro.