NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Teatro e exposições

Turista rasga quadro do século XVIII enquanto tentava tirar selfie

A obra teve de ser retirada para restauro. Simone Verde, a diretora da Galeria Uffizi, afirma que o visitante vai ser processado.

No passado sábado, 21 de junho, um turista rasgou o canto inferior de uma pintura do século XVIII enquanto posava para uma fotografia em frente à obra. O insólito (mas cada vez mais comum) caso decorreu na Galeria Uffizi, em Florença, Itália.

Enquanto tirava a selfie, o visitante tentou imitar a pose da imagem, mas acabou por recuar, perdeu o equilíbrio e danificar o “Retrato de Ferdinando de Medici, Grande Príncipe da Toscana”, criado em 1722 por Anton Domenico Gabbiani. O rasgão ficou ao lado da bota direita do príncipe.

O turista foi imediatamente identificado pelos funcionários do museu e denunciado à polícia. A pintura foi retirada para restauro e os especialistas dizem que os estragos eram relativamente ligeiros.

Um sindicato que representa os trabalhadores do museu afirmou que o homem tropeçou numa plataforma baixa, concebida para manter os visitantes a uma distância adequada das obras.

“Os visitantes olham para os quadros, não para o chão. Essas plataformas são inadequadas e demasiado escuras,” disse Silvia Barlacchi, representante dos funcionários, à “The Times”.

Já Simone Verde, a diretora da Galeria Uffizi, afirmou que “o problema de visitantes que vêm aos museus para criar memes ou tirar selfies para as redes sociais é crescente”. “Vamos estabelecer limites muito claros, impedindo comportamentos que não sejam compatíveis com o espírito das nossas instituições e com o respeito pelo património cultural. O turista, que foi imediatamente identificado, será processado.”

Este é apenas o mais recente numa série de incidentes provocados por comportamentos imprudentes de visitantes em museus italianos. Noutro inacreditável episódio, que foi captado em vídeo, um homem posava para uma fotografia, fingindo sentar-se numa cadeira frágil coberta de cristais Swarovski, no museu Palazzo Maffei, em Verona. Conheça melhor esta história no artigo da NiT.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM