Teatro e exposições

Um dos melhores musicais modernos está a caminho de Lisboa

A peça “Tick, Tick…Boom” é autobiográfica e centra-se na vida de Jonathan Larson, um dos nomes mais conhecidos do teatro musical.
Estreia a 28 de fevereiro.

Jonathan Larson costumava afirmar que iria transformar o teatro musical americano, uma promessa que, de facto, concretizou. Contudo, não teve a oportunidade de assistir à estreia da sua obra-prima. Um dia antes da estreia de “Rent”, o seu musical mais famoso, em 1996, o encenador faleceu, aos 35 anos, vítima de um aneurisma da aorta.

A trajetória de Larson como um jovem compositor em ascensão é narrada no musical “Tick, Tick…Boom!”, uma peça autobiográfica que explora a vida de um dos grandes nomes do teatro musical. Embora a peça tenha sido inicialmente apresentada em 1990, após a morte de Larson, foi revista e adaptada pelo dramaturgo David Auburn, estreando na Off-Broadway em 2001.

Desde então, o espetáculo teve diversas produções tanto local como internacionalmente, e em 2021, Lin-Manuel Miranda levou a obra ao cinema. A adaptação cinematográfica rendeu a Andrew Garfield, que atuou ao lado de Vanessa Hudgens, uma nomeação para os Óscares na categoria de melhor ator.

Agora, a história de Jonathan Larson será apresentada em Lisboa pela primeira vez. A partir de 28 de fevereiro, a cidade será palco de uma das obras mais icónicas de Jonathan Larson. O musical autobiográfico “Tick, Tick…Boom!” vai ser exibido no Auditório Santa Joana Princesa e promete “emocionar e inspirar o público com a história única de coragem, sonhos e perseverança”.

A encenação estará a cargo de Bernardo Raposo, com a ajuda de Patrícia Duarte como assistente de encenação. Produzido pela Ultra Produção, o espetáculo estará em cena até 27 de abril, de sexta-feira a domingo. Miguel Cruz interpretará Jon, um jovem compositor à procura de significado na sua arte e na sua vida. O elenco também inclui Sara Madeira como Susan e David Gomes como Michael, que prometem “performances apaixonantes”.

Com canções vibrantes e letras profundas, a peça pinta um retrato emocionante da luta de Larson para equilibrar a ambição e a realidade, enquanto se aproxima dos 30 anos. Acompanhado por uma banda ao vivo, sob a direção musical de António Andrade Santos, o espetáculo trará ao palco “a energia do rock”.

“Não é apenas um musical, é uma celebração da resiliência humana e da força da criação artística,” sublinha Bernardo Raposo, que estudou teatro em Londres e Nova Iorque. Ao regressar a Portugal, com a intenção de enriquecer o panorama do teatro musical nacional, fundou a Ultra Produções em 2023.

Os bilhetes para o espetáculo já estão disponíveis online, por 20€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT