Teatro e exposições

Uma antiga casa do campo em Gaia é agora um centro de criatividade artística

O principal objetivo é sempre aliar a educação ao desenvolvimento criativo dos miúdos (e adultos).
Fotografia de Danilo Galvão.

Há um novo espaço criativa em Pedroso, em Vila Nova de Gaia, que é o oposto daquilo que todos esperam ser. Não é um espaço com tecnologia de ponta nem com a melhor arquitetura. É, na verdade, uma pequena casa rural que está em reconstruções e que já tem até planos para o mês de setembro.

O nome — CAMPO — é uma clara referência à sua localização, e é um acrónimo daquilo que lá podemos esperar: Cultivo, Artes, Matemática, Palavras, Ofícios. Isto porque a casa rural de Pedroso quer ser um espaço onde a educação, as artes e a natureza se encontram numa forma única.

É esta a casa que será abrigo do novo projeto da Fogo Lento, chamado (Des)montar. Tal como todas as iniciativas da associação, também este se irá focar na aprendizagem enquanto se está em contacto físico e sensorial com o mundo que nos rodeia. Durante nove meses, a casa vai dar palco a espetáculos, oficinas, conversas e até residências artísticas.

A abertura do espaço contou com uma oficina de carpintaria própria para os mais pequenos, espetáculos para todas as idades e uma atuação musical do saxofonista Julius Gabriel e o guitarrista Benjamin Whitehill. A programação no espaço prolonga-se durante 2021 e ocupa ainda alguns meses de 2022. Serão várias oficinas com os temas das artes e natureza.

Pode consultar a programação completa no site da Fogo Lento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT