Teatro e exposições

Uma das galerias mais cool de Lisboa tem uma nova exposição gratuita

As duas artistas desafiadas pelo Coletivo 284 tiveram de criar obras de arte que podem ser vistas com recurso a luz natural e luz UV.
Aproveite.

O que aparenta ser uma garagem completamente neutra e escura esconde uma das galerias mais singulares de Lisboa, onde as peças, normalmente cheias de cor, vivem por si próprias. Este espaço é a casa do Coletivo 284, que, a partir de 6 de novembro, vai acolher uma nova exposição chamada “Identidade”.

Em destaque, estarão algumas obras da artista londrina Catarina Diaz e da sérvia Marija Toskovic. “Trata-se de uma exposição individual onde provocámos o artista a desenvolver a sua obra sobre o tema identidade e a criar algo que nunca tenha feito. O desafio deste ano é a luz. O artista vai criar obras que terão leitura com luz natural e luz UV”, descreve o Coletivo.

O trabalho de Catarina caracteriza-se pelo estilo figurativo, romântico e onírico, e nasce das memórias que foram, depois, transformadas em imagens. Já as peças de Marija são descritas como abstratas, gestuais e inspiradas em paisagens imaginárias.

“A coleção de várias pinturas sobre papel são o resultado de uma residência artística em Marrocos utilizando tintas naturais. Mais tarde, Marija Toskovic experimentou luzes Ultra Violeta, obtendo um outro lado invisível da luz.”

A exposição de Catarina, que terá o título “Diaz in Lisbon”, decorre entre 6 e 23 de novembro. Já a mostra de Marija, chamada “Druga Strana UV”, poderá ser vista de 26 de novembro a 14 de dezembro.

Em simultâneo, haverá uma exposição paralela apresentada em caixas surpresa. Para poderem ver as peças que nela estão incluídas, os visitantes terão que espreitar por um estreito buraco, quase como se fosse uma fechadura. A entrada é gratuita.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT