Este ano, a Lisbonweek centra-se em Marvila, nos encantos antigos — mas também contemporâneos — desta freguesia lisboeta. A sétima edição arranca este sábado, 7 de maio, com um Open Day. Será um dia aberto ao público com diversas atividades gratuitas.
O ponto de encontro é o Prata Riverside Village. Neste local vai haver uma retrospetiva de “10 anos da Lisbonweek”, com os principais momentos desta iniciativa ao longo dos anos. E haverá duas instalações criadas de propósito para este espaço por parte das artistas Maura Grimaldi e Catarina Lopes Vicente.
Já os edifícios em construção do Prata Riverside Village vão transformar-se em enormes telas — pintadas pelos artistas Maria Imaginário, Jorge Charrua e Guga Liuzzi. Trata-se de um circuito de arte pública criado pela Galeria Underdogs, de Vhils, sediada em Marvila.
Também pode contar com performances dos artistas José Cereceda e Inês Neves, e uma instalação de Robert Panda. Depois, há uma série de TukTuk disponíveis que vão levar o público a passear pelas ruas e locais mais emblemáticos da zona. O Palácio da Mitra vai estar aberto ao público, com entrada gratuita, entre as 15 horas e as 16h45.
Vai também haver obras de Virgílio Pinto e Leonor Sousa na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo; mostras na Underdogs e na galeria Francisco Fino; e uma rota drink & tapas pelo bairro, com menus a 5€, que passa por locais como o Nãm – Fábrica de Cogumelos, a Fábrica de Cerveja Lince e o Bar das Colunas. O dia termina na Rua Capitão Leitão ao som da DJ Adria Ming. A programação completa da Lisbonweek pode ser conhecida no site oficial do projeto.