Teatro e exposições

Vhils leva nove cidades do mundo ao MAAT — para visitar em câmara lenta

O artista português é o responsável pela instalação de vídeo "Prisma" que é inaugurada esta quarta-feira, dia 30 de março.
É uma oportunidade para conhecer novas realidades.

“Prisma” é uma das três exposições que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) inaugura esta quarta-feira, dia 30 de março. A exibição, uma criação do artista nacional Alexandre Farto, conhecido pelo nome artístico Vhils — é uma instalação de vídeo que representa o quotidiano em nove cidades do mundo.

A mostra conta com vídeos panorâmicos em câmara lenta, retratando cenas urbanas anteriores à pandemia de uma forma menos acelerada. Os visitantes podem contar com uma experiência imersiva através das imagens em movimento exibidas nos grandes ecrãs.

Gravados entre os anos de 2014 e 2020, os vídeos foram filmados em locais onde Vhils apresentou outros trabalhos e utilizou uma câmara capaz de gravar duas mil frames por segundo. Hong Kong, Macau, Xangai, Pequim, Los Angeles, Cincinnati, México, Paris e Lisboa são algumas das cidades representadas, com cada vídeo a corresponder a um total de 24 minutos de uma cena em cada cidade.

O artista descreve esta apresentação como uma “confluência das realidades das cidades em que vivemos” e são “vários frescos contemporâneos da cidade”. Embora dê continuidade à identidade artística de Alexandre Farto, a instalação é, de acordo com João Pinharanda, o diretor artístico do museu “o regresso de Vhils, com outra ambição e outra linguagem”. O objetivo é criar uma ligação entre realidades diferentes e mostrar as confluências das várias cidades.

A exposição de Vhils será acompanhada de duas outras mostras. “Naturezas Visuais”, de Beatrice Leanza” e “Interferências – Culturas Urbanas Emergentes”, de António Brito Guterres e Carla Cardoso completam as novas sugestões do museu.

“Prisma” pode ser visitada até dia 5 de setembro, sendo a aposta do MAAT para o verão, um período de grande afluência turística ao espaço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT