Teatro e exposições

“Walk Of Shame”: Bordalo II coloca tapete com notas falsas no altar-palco do Papa

O artista plástico criticou o investimento de dinheiro público do Estado para "patrocinar a tour da multinacional italiana".
Uma obra que vai dar que falar.

Sem ninguém dar por conta, esta quinta-feira, 27 de julho, surgiu no futuro altar-palco do Papa, situado no Parque Tejo, uma nova obra polémica de Bordalo II. O artista plástico desenrolou nas escadas de acesso ao palco um enorme tapete estampado com notas gigantes de 500€.

“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana. Habemus Pasta”, escreveu no Instagram, onde apresentou a sua obra “Walk of Shame”.

Esta não é a primeira obra de Bordalo II que surge como forma de crítica à igreja. Em outubro do ano passado, por exemplo, apresentou ao mundo uma peça onde víamos um bebé numa cruz (como Jesus Cristo), com uma coroa de arames.  À NiT, o artista de 35 anos diz que “a Igreja atravessa uma crise no que toca ao assunto dos abusos sexuais”.

É um dos maiores nomes das artes plásticas em Portugal. Também no ano passado, teve em mostra “Evilution”, no Edu Hub, na zona dos Olivais. Ali, mostrava alguns dos seus principais projetos.

O sucesso das exposições de Bordalo II já atravessaram fronteiras. Entre 28 de março e 3 de maio de 2023, teve várias peças em mostra na galeria Usina Luis Maluf, em São Paulo (Brasil). “Bicho Homem” apresentava cerca de 40 obras inéditas. Simultaneamente, na cidade também havia uma série de murais assinados pelo artista.

Aproveita para ler a entrevista da NiT ao célebre artista português.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Bordalo II (@b0rdalo_ii)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT