Um governo sem maioria tenta sobreviver a um ambiente político polarizado. A descoberta de uma empresa familiar com ligações duvidosas a grandes empresas provoca um escândalo político que conduz a implosão do executivo. O cenário poderia muito bem ser argumento de mais um episódio de um drama político, mas é um retrato do cenário real na política portuguesa.
Numa altura em que o País se prepara para as terceiras eleições legislativas em três anos – a quarta em cinco anos e meio –, há quem lamente, mas há também quem esfregue as mãos: afinal, foi para os períodos de acalmia política que se criaram séries e filmes que mergulham a fundo no mundo dos golpes de bastidores. Tudo para saciar a sede de adrenalina dos political junkies.
E se o panorama político nacional tem sido fértil em reviravoltas inesperadas, também é verdade que é nas produções televisivas que o fenómeno ganha contornos épicos — sem que daí advenham grandes problemas para o nosso dia a dia.
É neste salto para a ficção que deixamos para trás figuras da nossa política e encontramos génios maquiavélicos como Frank Underwood de Kevin Spacey, em “House of Cards”; ou o leal Josiah Bartlet de Martin Sheen, em “Os Homens do Presidente”. E por falar em “Os Homens do Presidente”, ninguém melhor do que Aaron Sorkin para criar um guião fictício onde se debatem grandes ideias a uma velocidade furiosa.
O criador da série é, também, a mente por detrás de “The Newsroom”, que acompanha uma redação de jornalistas, que vivem o dia a dia a dissecar escândalos políticos.
É neste contexto de turbulência que nasce esta seleção de dramas que vivem da intriga política, dos acordos secretos, das traições apoiadas na imprensa. Uma lista para quem sente que a realidade não é suficientemente entusiasmante. E tudo (ou quase tudo) para ver no streaming.
“House of Cards” não é o único drama político que todos os portugueses vão querer ver nos próximos meses. Carregue na galeria e conheça outras sugestões — onde, em algumas, também poderá encontrar alguns paralelismos com Portugal.