Televisão

RTP3 vai ter uma emissão especial dedicada ao 11 de setembro

Começa a 9 de setembro e termina no dia 13. Vão ser transmitidos dois documentários e uma série com dois episódios.
Foi há 20 anos atrás.

São poucos os casos tão mediáticos como o 11 de setembro. Com séries, filmes e inúmeros documentários, a tragédia de 2001 tornou-se num fenómeno na indústria cinematográfica. 20 anos depois, a RTP3 traz-nos uma emissão especial que começa a 9 de setembro, e dura até 13 de setembro.

A primeira transmissão, a 9 de setembro, será do documentário “11 de Setembro – As Fitas Perdidas”. Neste documentário de uma hora, acompanhamos as centenas de horas de conversas entre militares e os responsáveis pelo controlo do tráfego aéreo. Através destas conversas, aprendemos como os caças que foram enviados para proteger Washington partiram na direção errada e acabaram no Atlântico. Descobrimos também como os aviões norte-americanos falharam em impedir com que a segunda Torre Gémea fosse atingida.

No dia seguinte, e na data da própria tragédia, será transmitida “Generation 9/11”. Esta série documental de dois episódios traz-nos um ponto de vista daquele a que os documentários sobre o 11 de setembro nos habituaram. Aqui, a atenção está em sete jovens adultos que perderam os pais no dia dos ataques. Seis deles cresceram nos Estados Unidos da América. Já Fares Malahi atingiu a maioridade no Iémen, o que não impediu de todo que fosse afetado pelos atentados.

A 12 e 13 de setembro o documentário escolhido foi “America After 9/11”. Tal como o nome indica, vamos descobrir como a fatídica data alterou os comportamentos no país na altura governado por George Bush. As guerras no Iraque e no Afeganistão, despoletadas pelos ataques no 11 de setembro, também serão abordadas no documentário, abrangendo ainda a política internacional norte-americana.

 

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT