Televisão

A filha de David Duchovny é a estrela do novo drama psicológico da Disney+

É a figura central de "Saint X", uma série que é uma espécie de "The White Lotus" com menos humor — e mais suspense.
Sim, é a filha de David Duchovny

Um destino exótico, um resort luxuoso, uma família americana em viagem e um cadáver. Feitas as contas à fórmula, poderíamos estar a falar da nova temporada de “The White Lotus”, mas trata-se afinal da mais recente produção da Hulu, que chega a Portugal pela mão da Disney+.

O drama psicológico que se centra em torno de um misterioso crime chama-se “Saint X” e chega à plataforma de streaming esta quarta-feira, 7 de junho. Desenvolvida por Leila Gerstein, argumentista que esteve envolvida em “The Handmaid’s Tale”, inspira-se no livro editado em 2020 com o mesmo nome, da autoria de Alexis Schaitkin.

Alison é a irmã mais velha, Emily a mais nova. Viajam com os pais para umas férias paradisíacas nas Caraíbas e tudo parece correr bem, pelo menos até ao derradeiro dia da estadia. Alison, que aproveitou a última noite para sair à noite, desaparece. É encontrada morta, afogada nas águas transparentes.

Após uma investigação, as autoridades locais classificam a morte como acidental. A narrativa dá-se em várias linhas temporais diferentes. Uma, a do passado, revela o que aconteceu nessas férias. A outra, 20 anos mais tarde, acompanha a irmã mais nova. Ainda em luto e traumatizada pelo caso, mudou de nome e continua obcecada por aquilo que julga ter-se tratado de um homicídio e não de um afogamento acidental.

Na sua mira continuam os principais suspeitos, as últimas duas pessoas a verem Alison com vida, dois funcionários do resort. Um encontro fortuito com um deles leva-a de volta ao momento traumático da infância — e a decidir finalmente desvendar o mistério.

“Saint X” tem Alycia Debnam-Carey e West Duchovny como protagonistas. O apelido desta última revela exatamente o que está a pensar: trata-se da filha de David Duchovny, eterno Mulder de “Ficheiros Secretos”. O elenco conta ainda com nomes como Josh Bonzie, Jayden Elijah, Bre Francis, Kenlee Anaya Townsend, Betsy Brandt e Michael Park.

A série, que estreou mais cedo nos EUA, a 26 de abril, tem sentido muitas dificuldades em convencer os críticos. Com 17 por cento no agregador de críticas Rotten Tomatoes, “Saint X” parece estar longe de ser um novo hit da Hulu.

“Infelizmente, a execução abafa a mensagem em quase todos os níveis. A mudança de linhas temporais é caótica, a interpretação é inexpressiva, o ritmo é doloroso e a estética é pobre”, atira o “The Guardian”. “Uma ideia ambiciosa traída por uma pouco ambiciosa execução”, sublinha a “CNN”.

Carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT