Televisão

“Os Eleitos”: a nova série que conta a história do primeiro programa espacial

A série estreou na Disney + e é uma das grandes apostas para este arranque da plataforma de streaming.
Patrick J. Adams é uma das caras principais.

A Disney + chegou a Portugal em setembro e tem vindo a compor cada vez mais o seu catálogo com produções originais da própria Disney, da Pixar, da Marvel ou até da National Geograhic. Depois de “The Mandalorian” — cuja segunda temporada estreia a 31 de outubro — chega esta sexta-feira, 9 de outubro, uma série para um público mais adulto: “Os Eleitos” ou “The Right Stuff”, na versão original.

Baseada no best-seller de Tom Wolfe, a série mostra um olhar inspirador sobre os primeiros dias do Programa Espacial dos Estados Unidos e sobre a constituição da equipa de astronautas americanos, “Mercury 7”. “Os Eleitos” já estreou na Disney + e todas as sextas-feiras vai ter um novo episódio disponível. Ao longo de oito capítulos, narra a história desta espécie de primeiro reality show da América, à medida que astronautas ambiciosos e as suas famílias se tornam celebridades numa competição que pode matá-los ou torná-los imortais.  

No centro da história estão o Major John Glenn, um respeitado piloto de testes e homem de família, interpretado por Patrick J. Adams (“Suits“) e o Tenente Alan Shepard, que foi um dos melhores pilotos de teste na história da Marinha, papel desempenhado por Jake McDorman (“What We Do in the Shadows”). Tudo isto acontece no auge da Guerra Fria, em 1959, quando a União Soviética domina a corrida espacial. 

Com o objetivo de recuperar o lugar de líder, o governo dos EUA desenvolve o Projeto Mercury da Nasa, iniciando uma corrida espacial com os soviéticos e tornando um grupo de talentosos pilotos de teste militares em celebridades instantâneas. Este conjunto de pessoas, que ficou conhecido como “Mercury 7”, é transformado num gangue de heróis muito antes de realizar qualquer ato digno dessa menção. 

Os pontos fortes destes astronautas são igualados apenas pelas suas falhas, por isso, o projeto fica ameaçado quando o grupo começa a ceder às tentações. Os melhores engenheiros do país estimam que precisam de várias décadas para chegar ao espaço sideral, mas eles vão ter apenas dois anos. No centro deste drama histórica estão dois astronautas que lutam entre si para se tornarem no primeiro homem no espaço. Todo o programa é quase derrubado por esta rivalidade sem limites. 

As críticas não são más, mas não animam 

Esta série é uma adaptação de um livro e uma reinvenção de um filme de 1983, de Philip Kaufman, que também retratou os primeiros quinze anos do programa espacial americano. Havendo uma obra escrita e um filme famoso, as comparações surgem inevitavelmente. 

"Os Eleitos"
Patrick J. Adams é um dos atores principais.

A crítica dividiu-se e há opiniões diferentes — em comum têm apenas a ideia de que nunca será uma das séries do ano. Para o jornal “Los Angeles Times“, por exemplo, “uma pessoa pode perguntar porquê é que eles se importaram a fazer a série, tirando o facto de alguém ter os direitos desta marca”.

O crítico acrescentou ainda que “o que pode parecer bem no papel e nos escritórios dos executivos parece menos bom na execução”. Por outro lado, o britânico “The Guardian” é mais simpático e diz que a série “não aponta para ser uma das melhores, mas olha para o fenómeno dos astronautas e das viagens espaciais.

“Os Eleitos” é um dos destaques do mês, mas já que aqui está aproveite para descobrir que estreias e regressos de séries pode assistir na televisão ao longo de outubro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT