NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Televisão

A nova série no streaming é uma paródia dos loucos filmes de super-heróis da Marvel

“The Franchise” é realizada por Sam Mendes e chegou à Max na segunda-feira, 7 de outubro.

A Marvel comprovou que criar um universo cinematográfico de super-heróis é uma tarefa complexa. Desde 2020 que já foram lançados mais de dez filmes, protagonizados por ícones como a Viúva Negra, Thor e Homem-Aranha — e todos eles estão interligados numa teia de histórias, personagens e factos. “The Franchise”, a nova série da Max que estreou esta segunda-feira, 7 de outubro, inspira-se precisamente nessa necessidade furiosa que a empresa de entretenimento tem de lançar constantemente novos filmes e séries.

A narrativa acompanha uma equipa de gravações enquanto documenta o trabalho cada vez mais caótico e agitado numa saga de filmes de super-heróis. O principal objetivo é ser uma espécie de crítica humorística à indústria, além de satirizar as expetativas por vezes irracionais do público e o árduo processo para manter vivo um universo deste género.

“A série de comédia ilumina o caos secreto dentro do mundo do cinema de super-heróis, para fazer a pergunta: de que é feita a salsicha cinematográfica? Porque é que cada louco tem uma história de origem?”, lê-se na sinopse.

O elenco inclui Himesh Patel, Billy Magnussen, Aya Cash, Daniel Brühl e Richard E. Grant. Os realizadores são igualmente famosos. Jon Brown, por exemplo, trabalhou em “Succession”, enquanto Armando Iannuci criou “Veep“ e Sam Mendes foi o guionista de “1917”, como qual venceu um Óscar. Em conversa com a “Screen Rant”, os atores confessaram que “a parte mais confusa foi replicar um estúdio de gravações dentro de um set de filmagens”.

Também enalteceram o papel de quem está por detrás das câmaras e que muitas vezes não é reconhecido. “Estou feliz por participar numa série que dá destaque a estes talentos que nunca são vistos, porque não é esse o trabalho deles”, comentou Himesh Patel.

Lolly Adefope, outra das atrizes da série, também salienta o facto de a narrativa mostrar que criar um grande blockbuster de Hollywood não é tão glamoroso quanto aquilo que os espetadores pensam. “É um trabalho muito monótono e passamos horas sem fazer nada enquanto esperamos pela próxima cena. É entusiasmante, sim, mas por vezes aborrecido”, brinca.

A ideia para a história de “The Franchise” partiu de Sam Mendes, que foi realizador na saga “007“, mais especificamente em “Skyfall“ e “Spectre”, protagonizados por Daniel Craig. “Ele tem histórias incríveis de quando fez aqueles filmes”, diz Jon Brown à mesma publicação.

“À medida que fomos aprofundando a questão dos filmes de grandes universos e o que significam para o cinema e cultura popular, percebemos que havia uma lacuna sobre a qual ninguém tinha realmente falado”, acrescenta. A ideia de criar uma comédia no local de trabalho foi de Jon, que revela ser um grande fã de “The Office”.

Sam Mendes, de 59 anos, garante que o produto final que poderá ver na série da Max é fidedigno ao que acontece num set de gravações, desde o número de pessoas que estão envolvidas em cada cena ao caos do dia a dia. “E agora, na era digital, há ecrãs em todo o lado. Então temos pessoas que estão sempre a ver pessoas”, brinca.

Carregue na galeria e descubra algumas das séries e temporadas que estreiam em outubro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM