Televisão

A nova série nórdica sobre a Guerra Fria chegou à televisão portuguesa

Chama-se "Shadow Lines" e tem dez episódios que serão transmitidos todas as noites na RTP2.
Ficção europeia em destaque na televisão pública.

Numa época que pode ser chamada de Era Dourada da Televisão, são cada vez mais as séries, minisséries ou séries documentais que surgem todas as semanas, através das plataformas de streaming ou até pelos canais de cabo. Ainda assim, os canais abertos, como é o caso da RTP2, também têm algo a dizer. Depois de “A Guerra no Charité”,  chega mais uma produção nórdica.

Shadow Lines” passa-se na década de 50, o ponto mais quente da Guerra Fria não é Washington nem Mosco, mas sim Helsínquia, onde o KGB e a CIA disputam o controlo da Finlândia. À medida que as eleições presidenciais finlandesas se aproximam, as duas agências governamentais fazem tudo para garantir que os seus candidatos se tornem no próximo presidente do país. 

Helena, uma estudante recém-chegada dos Estados Unidos, é recrutada para se juntar a uma força especial finlandesa ultrassecreta que tem como objetivo evitar que as duas potências se intrometam na eleição e manter a independência da Finlândia.

Mas a missão fica em perigo à medida que Helena descobre a verdade sobre o seu passado e coloca todos em risco. Com segredos pessoais há muitos guardados e agendas políticas a atingir o limite, o sucesso só será alcançado se a equipa estiver unida para superar mentiras e desconfianças. 

A primeira temporada foi exibida no ano passado na plataforma de streaming finlandesa Elisa Viihde e uma segunda leva de episódios deverá chegar em breve. 

O elenco da série não é propriamente conhecido. Emmi Parviainen, Hannu-Pekka Bjorkman, Olavi Uusivirta, Katja Kuttner, Sampo Sarkola são alguns dos nomes que vão passar a estar na televisão portuguesa, de segunda a sexta-feira, pelas 22h15m, na RTP2 e mais tarde na RTP Play. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT