Televisão

A nova série sobre os ataques que atormentaram os EUA depois do 11 de setembro

Estreia esta segunda-feira em Portugal. São seis episódios baseados em factos reais relacionados com o envio de antraz.
Daniel Dae Kim é um dos protagonistas.

Foi em 2019 que estreou a série da National Geographic “The Hot Zone”, centrada na epidemia do vírus do ébola. Três anos depois, a produção antológica está de volta com uma nova temporada inspirada noutra história real. Está a chegar “The Hot Zone: Anthrax”.

Estreia esta segunda-feira, 7 de fevereiro, a partir das 22h10, com direito a episódio duplo. Ao todo são seis capítulos baseados no livro de Richard Preston com o mesmo título. Tony Goldwyn e Daniel Dae Kim interpretam as personagens principais.

Apenas duas semanas após os trágicos atentados do 11 de setembro de 2001, outros atos terroristas apavoraram os Estados Unidos da América. Um conjunto de envelopes que continham a substância mortífera antraz foram enviados para diversas vítimas na Flórida, Nova Iorque e Washington DC.

O ataque anónimo provocou cinco vítimas mortais, 17 feridos e uma onda de pânico — sobretudo por ter acontecido tão próximo da queda das Torres Gémeas. A sociedade americana estava paranóica e a simples ideia de que um envelope com um pó podia matar qualquer pessoa sem qualquer possibilidade de defesa era aterradora. Durante algumas semanas, foi o assunto mais falado no país.

“The Hot Zone: Anthrax” centra-se precisamente neste período, quando os ataques misteriosos estavam a acontecer. Mas a narrativa também se prolonga no tempo, pois este caso demorou anos até ser resolvido — daí que, curiosamente, a maioria dos americanos não tenha acompanhado propriamente o seu desfecho. 

Com o passar dos anos, e sem novidades relacionadas com a investigação, estes crimes acabaram por ficar relativamente esquecidos. O trabalho das autoridades policiais também foi dificultado porque, tendo em conta o mediatismo que o caso teve na altura dos ataques, surgiram inúmeras pistas falsas ou sem qualquer fundamento que atrasaram o processo.

Apesar disso, uma equipa de agentes do FBI e cientistas foram-se aproximando da verdade e de um suspeito intrigante. Daniel Dae Kim interpreta o agente especial do FBI Matthew Ryker, especializado em microbiologia, que arrisca a sua carreira para convencer os seus superiores de que os EUA estão novamente sob ataque.

Ryker estava próximo do Pentágono nos atentados do 11 de setembro de 2001 — que aconteceram apenas algumas semanas antes no início desta história — pelo que sofre de stress pós-traumático recente.

Já Tony Goldwyn vai interpretar o microbiologista brilhante que se tornou o suspeito número um das autoridades: Bruce Ivins. Só que, como os espectadores da série vão perceber, Ivins nunca chegou a ser julgado pelos crimes. E ficaram grandes dúvidas na sociedade americana sobre se teria sido mesmo ele o autor dos ataques. 

O elenco do projeto inclui ainda Dawn Olivieri, Ian Colletti, Dylan Baker, Morgan Kelly, Denyce Lawton, Carlos Gonzalez-Vio, Vanessa Matsui, Enrico Colantoni e Harry Hamlin, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades na televisão e nas plataformas de streaming.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT