Televisão

“A Resposta”: o especial da Netflix que parece uma mega sessão de coaching religioso

Deive Leonardo, o famoso evangelista brasileiro, estreou-se na plataforma esta quarta-feira, 29 de novembro.
A Resposta estreou a 29 de novembro, na Netflix.

O novo especial da Netflix é também uma estreia no catálogo da plataforma. “A Resposta”, o formato inovador a explorar, estreou esta quarta-feira, 29 de novembro.

Deive Leonardo é o mestre de cerimónias, que mistura o registo de uma Ted Talk com uma mega sessão coaching motivacional. Diferente de todos os outros pastores evangélicos, o orador convida o público a refletir sobre a sua relação com Deus, de um modo singular e entusiasmante, levando qualquer um a esquecer que se trata de uma conversa sobre religião.

O brasileiro de 33 anos, que se descreve como “evangelista”, é uma super estrela nas redes sociais. A conta de Leonardo no YouTube é considerada “o canal mais famoso de doutrinação individual do mundo”: soma mais de 544 milhões de visualizações, e mais de 8 milhões de subscritores na plataforma. Como se estes números não bastassem, é ainda seguido por 14 milhões no Instagram.

“Saúde Emocional” ou “Persistência” são apenas dois dos títulos dos vídeos de Deive na plataforma. À primeira vista, é implícita a referência a Deus, mas explícita a facilidade com que qualquer um se relaciona com ditas temáticas. Talvez seja esse um dos motivos de tamanha fama. A Netflix não se mostrou indiferente ao carácter emocionante e amplo do youtuber, concretizando aquilo que seria uma inevitabilidade — a sua presença num dos maiores serviços de streaming do mundo.

Na palestra de 80 minutos é, desde logo, notório o gigante e excêntrico palco e plateia sem nenhum lugar vazio. No centro surge Deive, a explicar, de forma entusiasta e motivacional, a importância da fé a sua vida. O episódio foi gravado de forma alternada, entre o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e em Joinville (no estado de Santa Catarina), onde mora com a mulher e os três filhos.

Deive Leonardo não será o primeiro nem o último que procura inspirar quem o rodeia através das suas convicções. No entanto, será o único com tanta fama digital. Embora seja formado em Direito, e tendo chegado a trabalhar como vendedor e bancário, optou pela carreira de “evangelista”.

Conta já com sete obras publicadas, todos bestsellers, sobre o seu percurso na fé evangélica. Tudo começou quando Deive tinha apenas 19 anos, em 2009, ano em que se membro da Igreja dos Filhos, em Joinville SC.

A sua popularidade aumentou em 2019, quando começou a colaborar com celebridades como o futebolista Neymar ou o cantor Luan Santana. Também o humorista Whindersson Nunes e o surfista Gabriel Medina participaram na sua viagem religiosa. Em 2022, realizou uma palestra em São Paulo e recebeu a influencer GKay e o youtuber Thiago Nigro, duas personalidades com carreias digitais de sucesso no Brasil.

Leonardo descreve-se como escritor, influencer, orador, tendo chegado a tentar uma carreira como ator — passou num teste para integrar o elenco da famosa novela juvenil “Malhação” da Globo.

Apesar destes títulos, o sucesso que hoje conhece deve-se ao encontro que acredita ter tido com Deus, aos 19 anos. A estreia d’ “A Resposta” representa o culminar da jornada que começou aí e quem partilhado com cada vez mais pessoas, não apenas no Brasil, mas um pouco por todo o mundo.

O especial da Netflix surgiu no contexto de uma digressão internacional — que passou por Portugal, em março de 2023. O espetáculo pretendia conduzir o público a uma experiência única e emocionante, onde o orador procurava responder às maiores inquietações do ser humano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT