Televisão

RTP vai ser inundada com novas séries nacionais — e há mais novidades na programação

Há séries sobre Salazar, Salgueiro Maia e sobre figuras mais desconhecidas. O "5 para a Meia Noite" também regressa em outubro.
"Vento Norte" é um dos destaques

O ano tem sido atípico a todos os níveis, incluindo na programação de ficção dos principais canais televisivos. Ainda que não se tenha sentido propriamente o efeito da pandemia na produção televisiva em Portugal, com as séries a serem gravadas inteiramente antes da exibição e as novelas com muito tempo de antecedência, os constrangimentos podem acontecer. Ainda assim, a RTP já apresentou a sua grelha de programação para o resto do ano e 2021 e conta com novas produções  — algumas já anunciadas e outras novas. 

As novas séries nacionais;

A nível de ficção nacional há várias novidades. Para já, apenas uma série tem data de estreia marcada para a estação pública. A 16 de setembro, às 21 horas, vai poder ver “O Atentado” na RTP1, que conta a história de um atentado ocorrido em 1937 contra Salazar. Um momento importante da nossa História Contemporânea, que nos dá a conhecer a oposição ao regime e que representa a sobrevivência da luta política. A série é da autoria de Francisco Moita Flores e conta com Adriano Carvalho, Anabela Moreira e António Pedro Cerdeira no elenco.

No entanto, as novidades não se vão ficar por aqui. Vai também haver uma série de cinco episódios sobre a obra do homónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, com a realização de João Botelho, e com nomes no elenco como Victoria Guerra, Catarina Wallenstein e Chico Diaz, intitulada de “O ano da Morte de Ricardo Reis”.  “Ordem Moral“, que chega aos cinemas esta semana, conta a história de Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do Diário de Notícias, que abandonou o luxo para viver com o seu motorista. A produção também ser dividida numa série de três episódios, que chegará em breve à RTP1.

Salgueiro Maia —  O Implicado“, é outro dos destaques da nova programação, que pretende revelar o outro lado de uma personagem mítica, mostrando Salgueiro Maia na sua intimidade, com a mulher, com os filhos e com os amigos. Ao todo serão transmitidos três episódios. O filme sobre uma das história de uma das mais icónicas bandas de Portugal também vai dar origem a uma série de sete capítulos, ainda sem data de estreia conhecida. 

Há ainda tempo para estrear “Vento Norte“, cujo o anúncio oficial já tinha sido feito há pouco tempo, e que retrata os Mello, um família aristocrata do Minho, no início do século XX, mas que ao mesmo tempo, segue também a vida dos seus criados. A série de 10 episódios tem no elenco Sisley Dias, Margarida Carpinteiro, Joana de Verona e Ana Zanatti. A “Crónica dos Bons Malandros“, também já anunciada e cujas gravações já arrancaram, foi apresentada como um dos destaques da nova programação. Em 1983, um mítico bando de assaltantes conhecido como Os Bons Malandros empreende um espetacular assalto ao Museu Calouste Gulbenkian, cujo o objetivo é deitar à mão um conjunto de jóias muito famosas. No elenco, estão Rui Unas, Maria João Bastos, Joana Barrios e Joana Pais de Brito.

Programas de música, entretenimento e informação:

Na música, o destaque vai para uma nova temporada de “Eletétrico”, o programa que é uma parceria entre a RTP1 e a Antena 3, e que traz nomes da música nacional num programa com música ao vivo. Há ainda um novo programa intitulado de “Ensaia Comigo”, que estreia a 18 de setembro às 22h45, que quer mostrar como é que é um ensaio invés de um concerto. Na informação, Fátima Campos Ferreira regressa com um programa de entrevistas pessoais. 

View this post on Instagram

Não é o Bill. 🌑⏰ #5meianoite #rtp

A post shared by 5 Para a Meia-Noite (@5meianoite) on

A  nova temporada de “5 Para a Meia-Noite” estreia a 15 de outubro e conta com a apresentação de Inês Lopes Gonçalves, depois da saída de Filomena Cautela. Vai também estrear um novo formato da RTP e TVG (Televisão da Galiza), que vai dar a conhecer diferentes locais no Norte de Portugal e da Galiza que têm um comum o nome — serão 12 episódios apresentados por Beatriz Gosta e Javier Varela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT