“Chegou o momento”, detalha a nota em português divulgada esta quarta-feira, 8 de fevereiro, pela Netflix. O momento é o de aplicar as novas regras que vão impedir a partilha de contas entre vários utilizadores — uma medida que começou a ser detalhada no fim de semana.
“Sempre tentámos facilitar a partilha da conta Netflix entre pessoas que vivem na mesma casa”, adianta a nota, antes de mudar de tom. “Apesar do sucesso das mesmas, estas funcionalidades geraram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser partilhada. Hoje, mais de 100 milhões de residências partilham contas — o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade.”
A plataforma revela que testou as novas regras ao longo dos últimos meses na América Latina e que a partir desta quarta-feira, as medidas revolucionárias chegam a Portugal, em simultâneo com Espanha, Canadá e Nova Zelândia.
O objetivo passa então por forçar a que uma conta — neste caso, uma subscrição paga — sirva apenas para ser usada numa só residência, com um par de exceções. A primeira passa por permitir que a conta seja usada durante viagens. “Os membros podem continuar a ver a Netflix nos seus dispositivos pessoais ou iniciar sessão num novo televisor, por exemplo, num quarto de hotel ou numa casa de férias”, esclarece a empresa.
Este controlo é feito através da rede usada para aceder à conta. A plataforma irá então associar a conta aos dispositivos que habitualmente usa para aceder ao streaming, criando um ecossistema que cruza esses dados, os dispositivos e a rede wi-fi caseira. No caso de sair de casa e tentar aceder à sua conta através de outra rede, esta malha apertada da plataforma entra em ação.
Ainda assim, o corte não será total. Segundo a plataforma, os membros com planos Standard e Premium podem adicionar à sua subscrição contas secundárias “para até duas pessoas fora da sua residência”, sendo que podem manter intacto o seu perfil, as suas preferências e listas de favoritos — mas terão que pagar 3,99 euros por pessoa.
Sabemos que tem havido confusão com a partilha da Netflix. A conta Netflix é para ser usada só numa residência. A partir de hoje em Portugal, implementaremos novas funcionalidades para ter maior controlo sobre a sua conta. E pode viajar com a Netflix.https://t.co/EMONU0B9fD
— Netflix Portugal (@NetflixPT) February 8, 2023
Caso não queiram pagar o valor extra, quem não reside no lar de registo da subscrição pode abandonar e criar a sua própria conta, sem perder os dados do seu perfil. A plataforma disponibiliza agora uma opção para “Transferir Perfis”.
Segundo dados revelados pela Netflix a 1 de fevereiro, este sistema associado à wi-fi da residência principal permite o uso da conta em dispositivos fora do lar. No entanto, caso aceda através de um dispositivo desconhecido, o dono registado da conta irá receber um email de confirmação a requerer um código de quatro dígitos, que deverá introduzir no espaço de 15 minutos, para poder certificar de que é o titular.