Televisão

“Alba”: a nova série espanhola da Netflix começa com uma violação terrível

Está a ser um sucesso na plataforma. Trata-se de uma história dura que relata as consequências de uma agressão sexual.
Tem 13 episódios.

Estreou na televisão espanhola no ano passado, mas só a 15 de julho é que chegou à Netflix em todo o mundo. Falamos de “Alba”, que está neste momento no segundo lugar do top 10 das tendências de séries da plataforma de streaming.

A narrativa começa com a protagonista que dá o título à história, Alba Lorens, a acordar numa praia. Não se recorda de grande coisa da noite anterior, mas sabe que algo terrível aconteceu: foi violada por vários rapazes. É este crime que vai originar todo o enredo e gerar ondas de choque.

No dia anterior, Alba estava com o namorado Bruno Costa em Madrid. São ambos da mesma pequena cidade costeira, embora de mundos diferentes. Bruno vem de um contexto afortunado, de classes sociais altas, enquanto Alba é de uma família mais comum. Lá na terra, dizem, ninguém acreditaria que eles estariam juntos. 

Os dois vão para lá passar parte do verão, mas Alba tem algum receio de conviver com os amigos ricos de Bruno. Afinal, ainda não sabem que eles estão juntos. Alba fica na casa do irmão Toño, que mora com a sua mulher Miriam, que parece ter alguma coisa contra a cunhada. Bruno também fica com a respetiva família.

A ideia é que o casal se reencontre, na noite em que chegam, num bar local. Mas os amigos de Bruno — Hugo Roig e Jacobo e Ruben Entrerríos — insistem que aquela é uma noite de rapazes, para matarem saudades juntos.

Alba acaba por ir ao mesmo bar com uma amiga e é lá que é drogada através de uma bebida. Acorda na areia no dia seguinte. A descoberta de quem foram os culpados, será chocante. Um magnata local do ramo imobiliário, à beira de concretizar um enorme negócio, terá de encobrir tudo aquilo que conseguir.

Miriam, a cunhada de Alba, vai fazer chantagem com a família dos culpados após descobrir algumas provas físicas. Aos poucos, a protagonista e Bruno vão também descobrindo mais sobre aquela noite obscura.

Naquela pequena cidade, poucas pessoas vão acreditar em Alba quando revelar que foi sexualmente agredida — até junto das autoridades vai encontrar resistência. A narrativa, que adapta o guião da série turca “Fatmagül’ün Suçu Ne?”, reflete sobre a forma como a sociedade lida com as vítimas de violações. Tudo isto vai também testar a relação de Alba e Bruno que, antes daquela noite, parecia sólida.

O elenco inclui nomes como Elena Rivera, Eric Masip, Álvaro Rico, Pol Hermoso, Jason Fernández, Miquel Fernández, Bea Segura, Antonio Gil, Candela Cruz ou Jorge Silvestre, entre outros. A série tem 13 episódios, cada um com cerca de 50 minutos — o primeiro de todos é o maior, com mais de uma hora de duração.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT