Televisão

“All Together Now”: tudo o que vai acontecer no novo programa de Cristina Ferreira

O concurso traz promessas musicais, disputas entre concorrentes, as lágrimas de Gisela João e, claro, a apresentadora da TVI.
Estreia este domingo.

É nesta noite de domingo, 7 de março, que a TVI estreia “All Together Now”, a super produção da TVI que vai tomar conta das noites de domingo do canal de Queluz de Baixo, num horário que promete ser competitivo. A NiT conta-lhe o que podemos esperar.

O mundo dos concursos de talentos tem servido de porta de entrada para uma carreira na música a muitas vozes desconhecidas. Até podem ser raros os casos de verdadeiro sucesso mas, do lado dos participantes, é este sonho possível que serve de inspiração.

“All Together Now” segue na linha de programas em que o palco foi dado a vozes por revelar. Da emoção dos participantes antes de subir ao palco àquelas atuações que valerá a pena rever, estamos à espera daquilo que torna os programas de talentos um sucesso. Mas o que os concorrentes vão encontrar no palco do “All Together Now” é um pouco diferente daquilo a que nos temos habituado. A começar logo pela dimensão.

Ao todo, são 100 os jurados que os candidatos vão ter de convencer, em disputas em que cada voto pode contar. Os votos valem todos o mesmo, mas, em caso de empate, a responsabilidade da decisão vai recair sobre Gisela João. A fadista foi a escolhida para ser a presidente do júri.

A promo mais recente do programa já mostra um pouco do que a NiT antecipara: Gisela João vai cantar também mas acima de tudo emocionar-se. A cantora não evitou deixar escapar algumas lágrimas em certas atuações mas promete destacar-se também pelo lado assertivo.

“Sou cantora e sei qual é a coragem necessária para se estar aqui e estar aberta ao julgamento até de pessoas que estão em casa. Apetece-me logo abraçá-los a todos e dizer ‘és o maior, és o maior’. Mas na vida é importante que nos digam as coisas necessárias. Às vezes ouvir uma coisa menos boa pode-nos levar por um caminho que está à nossa espera e que ainda não encontrámos”, explicara.

Foi algo que Cristina Ferreira também nos destacou então: “é ela que nos traz a alegria diária de ser uma mulher sem medos e de lhe dizer o que lhe apetece”.

No gigante painel liderado pela fadista há nomes das mais diversas áreas e muitas caras conhecidas. Pedro Fernandes, Eduardo Madeira, Joaquim Sousa Martins, Rita Pereira, Ricardo Carriço, Pedro Teixeira e Fernanda Serrano são alguns dos muitos jurados que vão acompanhar Gisela João nas escolhas. À falta de público a encher as bancadas, ficam também com uma fatia importante no que diz respeito à animação.

A dimensão não se estende apenas aos jurados. Por causa da pandemia, o “All Together Now” tem estado a ser gravado sem público presente. Ainda assim, a TVI fez da Altice Arena a sua casa para este programa, aproveitando a ausência de concertos e eventos no espaço para montar ali 2500 metros quadrados de estúdio, preparados para receber o novo programa.

Em tempos de pandemia, um dos desafios maiores seria manter à Covid-19 à distância. Cristina Ferreira explicou que a escolha da Altice Arena como palco do “All Together Now” também teve a ver com isso. O espaço conta com diversas divisões e camarins, o que permite evitar a concentração de pessoas. De resto, os membros do júri vão entrar na sala em pequenos grupos e estar separados por acrílicos nos respetivos cubículos. Como em qualquer outra produção nacional de relevo, os testes à Covid-19 serão um recurso constante.

O que podemos esperar?

O programa original foi concebido pela BBC e contou com duas temporadas, com Geri Horner, antigo membro das Spice Girls, a liderar o painel de jurados. Em 2019, foi o modelo de programa mais adaptado em todo o mundo. O programa é uma estreia em Portugal mas já houve uma estreante portuguesa a sair-se bem, Rosete Caixinha, na edição francesa, que recebeu a aprovação da maioria dos jurados a cantar “Total Eclipse of The Heart”.

Ao palco do “All Together Now” podem subir cantores a solo e grupos (até um máximo de seis elementos). Por cá, já têm surgido alguns nomes de concorrentes que já tinham tentado a sorte, noutros anos e noutros concursos. Há pelo menos uma girlsband, as Staff, que já deu conta nas redes sociais da sua participação com discretas hashtag. Mas de “Uma Canção Para Ti”, ao “The Voice Portugal”, passando pelo pioneiro “Chuva de Estrelas”, há regressos ao palco, à procura de nova sorte, com outra experiência.

Após a fase de castings, o programa conta com eliminatórias. É aqui que os cem jurados vão ser decisivos nas escolhas em que de certa maneira até se integram na atuação. Ao carregarem num botão, o painel onde se encontra o jurado muda de cor, sinal de que votou no concorrente. Quanto mais se juntarem ao concorrente, maior a pontuação, naturalmente. Depois da primeira fase de eliminatórias haverá semi-finais (até à grande final).

É a nova aposta de Cristina Ferreira.

“All Together Now” é uma aposta pessoal da própria Cristina Ferreira neste seu regresso à TVI e promete competir com a nova edição de “Hell’s Kitchen”, de Ljubomir Stanisic, que estreia daqui a uma semana na SIC. Antes do programa a apresentadora já assumira que a competição era bem-vinda.

“Tendo em conta aquilo que conheço do Ljubomir, será certamente um registo no seu estilo e também ele um programa extraordinário. São os portugueses que decidem, podem ver aquele que quiserem. Aliás, podem ver os dois se assim o entenderem. Eu não mudei uma vírgula neste programa”, realçou.

A disputa pelas audiências promete continuar na televisão nacional. O horário de domingo à noite continua a ser dos mais apetecíveis e a TVI assume aqui uma das suas maiores apostas para esta nova temporada, liderada pela apresentadora e diretora de Entretenimento e Ficção do canal.

O “All Together Now” tem início marcado para as 21h45 na antena da TVI. A partir dessa hora, o palco montado na Altice Arena fica por conta das novas vozes que se querem revelar ao País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT