Televisão

“Anatomia de Grey”: aquela personagem está de volta — e vai aparecer em mais episódios

O regresso mais inesperado aconteceu no início da 17.ª temporada, que já estreou em Portugal.
Ninguém estava à espera, Meredith.

“Anatomia de Grey” gosta de começar todas as temporadas de uma maneira forte, mas ninguém esperava que o início da 17.ª tivesse o regresso de uma personagem chamada Derek Shepherd (interpretada por Patrick Dempsey). Foi o que aconteceu na noite desta quarta-feira, 18 de novembro, com o episódio duplo que estreou na Fox Life.

McDreamy, como sempre ficou conhecido, era o marido da protagonista Meredith Grey, que deixou a série há cinco anos, na 11.ª temporada, quando morreu de forma repentina — supostamente, Patrick Dempsey queria sair da série e havia alguma tensão entre o ator e a equipa de produção, nomeadamente com a criadora da produção, Shonda Rhimes. O que tornava este regresso ainda mais improvável e imprevisível. Mesmo que Rhimes já não tenha um papel tão ativo neste drama médico.

O que aconteceu foi que, no final deste segundo episódio da 17.ª temporada, Meredith Grey sentiu-se mal depois de ter estado a tratar de doentes com Covid-19 — a pandemia chegou em força à ficção televisiva e também a “Anatomia de Grey”.

A ideia era também homenagear os profissionais de saúde da vida real que estão na linha da frente no combate ao novo coronavírus — e muitos deles partilharam os seus testemunhos com os argumentistas, que se inspiraram nas suas vivências e experiências (muitas delas traumáticas) para construírem partes da narrativa da nova temporada.

Ao mesmo tempo, “Anatomia de Grey” e outras séries de médicos doaram equipamentos de proteção como máscaras ou batas aos hospitais da vida real, na fase em que havia falta destes materiais de proteção.

Depois de desmaiar no parque de estacionamento do Grey Sloan Memorial Hospital, Meredith teve um sonho numa praia deserta e soalheira. Ouve alguém a chamar o seu nome, e percebe que é McDreamy, que aparece na história pela primeira vez desde a sua morte.

Em entrevista a Ellen DeGeneres sobre o seu regresso, Patrick Dempsey confirmou o que se passa com Meredith Grey (só veja o vídeo se quiser mesmo descobrir antes dos próximos episódios) e explicou como se processou o seu regresso.

Dempsey encontrou-se com Ellen Pompeo, a atriz que interpreta Meredith Grey, em julho, quando já se estava a preparar a nova temporada. Discutiram o que podiam fazer para que se incentivasse as pessoas a usarem máscaras durante a pandemia. E brincaram o quão bom seria para os fãs “verem toda a gente reunida desta forma bizarra”.

Assim, a showrunner Krista Vernoff teve a ideia de que McDreamy aparecesse no sonho delirante de Meredith Grey. Já está confirmado que Derek Shepherd vai aparecer mais vezes durante a temporada.

“Não tenho a certeza de quantos [episódios] serão. Sei que vou estar durante esta temporada, ele vai voltar a visitá-la”, disse Patrick Dempsey a Ellen DeGeneres. Ao “The Los Angeles Times”, Krista Vernoff revelou que a personagem vai aparecer mais três vezes.

Já ao “Deadline”, Patrick Dempsey revelou que gostou bastante de fazer esta participação especial. “Foi muito entusiasmante e divertido, foi bom ver toda a gente. Havia muitas caras familiares, e também muitas caras novas.”

Krista Vernoff terá tido a ideia de trazer McDreamy de volta, apesar de não achar que fosse fácil. “Nas minhas fantasias mais loucas sobre quem poderíamos ter, ele não estava na lista”, disse ao mesmo jornal de Los Angeles. “Porque havia alguma complexidade sobre a forma como ele saiu da série.”

As cenas foram gravadas numa praia privada.

Ellen Pompeo contou a Krista Vernoff que ela e Patrick Dempsey tinham passeado juntos há pouco tempo e que achava que ele aceitaria fazer uma participação especial na nova temporada. Foi ela que o convenceu a voltar.

Vernoff contou ainda como tudo foi tratado em absoluto segredo. Quase ninguém que trabalhou na nova temporada de “Anatomia de Grey” sabia que McDreamy ia regressar. 

“Não dissemos aos argumentistas durante muito tempo. Quando ela está a andar e olha quando alguém chama por ela, e pergunta ‘Derek?’, no guião eu tinha como se fosse Ellis Grey. E ela diz ‘Mãe?’ E quando lemos o guião todos juntos foi essa versão. Ninguém sabia o que estávamos a fazer — ao ponto de, quando a equipa chegou naquele dia ao local para gravar a cena, ninguém sabia. Era um enorme segredo.”

As gravações aconteceram numa praia privada, para facilitar o processo, garantir as condições de segurança e impedir que houvesse fugas de informação. 

Aproveite também para ler a entrevista recente da NiT com Patrick Dempsey, a propósito da sua nova série, “Devils” (infelizmente o ator não contou nada sobre esta participação em “Anatomia de Grey”).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT