Televisão

“Anatomia de Grey”: porque é que decidiram infetar Meredith com aquele vírus?

Foi a principal revelação do episódio desta semana no drama médico, que em Portugal é transmitido pela Fox Life.
A temporada vai no terceiro episódio.

A 17.ª temporada de “Anatomia de Grey” tem sido intensa. Nos dois primeiros episódios, os fãs tiveram a surpresa improvável que foi o regresso de Derek “McDreamy” Shepherd à história — ainda que, claro, nos sonhos delirantes de Meredith Grey.

Agora, no terceiro capítulo — que foi transmitido em Portugal na noite desta quarta-feira, 25 de novembro, pela Fox Life — ficámos todos a saber que aquilo que levou a protagonista a sentir-se mal e a ficar inconsciente no parque de estacionamento do hospital foi a Covid-19.

Depois de ter tratado de pacientes infetados nos primeiros dois episódios, a própria Meredith contraiu o novo coronavírus. Além de a pandemia ter afetado praticamente tudo nas nossas vidas, também chegou em força à ficção — de “The Good Doctor” a “This Is Us”, têm sido várias as séries a incorporar esse lado da atualidade nas suas narrativas.

Em entrevista à revista americana “The Hollywood Reporter”, a showrunner Krista Vernoff explicou porque é que a equipa de “Anatomia de Grey” decidiu que Meredith Grey seria infetada nesta 17.ª temporada do drama médico.

“A semana passada sentimos a dor de Meredith Grey enquanto médica a tratar um primeiro surto de pacientes de Covid. Esta semana começamos a experienciar como é para ela ser também uma paciente de Covid”, contextualizou Vernoff.

“Mais de 1700 profissionais de saúde morreram de Covid nos Estados Unidos da América até à data. Muitos outros milhares foram infetados. Estes profissionais de saúde estão na linha da frente da crise, a viver numa guerra para a qual não foram treinados”, acrescenta. “Nós vimos uma oportunidade para dramatizar e destacar a sua condição através da incrivelmente adorada e conhecida personagem da Meredith Grey.”

Krista Vernoff explica que o objetivo foi também passar uma mensagem clara de que a Covid-19 tem efeitos drásticos reais e que é preciso continuar a manter todos os cuidados. “Os médicos e enfermeiros estão a lutar e a cair por nós. O mínimo que podemos fazer é usar uma máscara, manter a distância social e ficar em casa sempre que possível.”

Enquanto Meredith vai ficando consciente e novamente inconsciente, vai dar por si a voltar àquela praia onde reencontrou o marido que morreu, McDreamy, em 2015, na 11.ª temporada. As suas visões vão continuar.

“A Meredith tem uma luta a sério à frente dela”, disse ainda Krista Vernoff. “E… ela tem aquela praia. Escuridão e luz. É uma temporada poderosa.”

Esta temporada tem sido caracterizada como uma homenagem aos profissionais de saúde que estão a combater esta pandemia. Os argumentistas e produtores da série falaram, inclusive, com vários médicos para recolherem os seus testemunhos e criarem os guiões a partir daí.

Além disso, “Anatomia de Grey” e outras séries de médicos doaram os equipamentos de proteção que usam para as gravações aos hospitais americanos — sobretudo na fase em que havia falta de máscaras e batas, entre outros utensílios de segurança necessários.

A série foi interrompida na primavera quando os primeiros surtos começaram a aparecer nos EUA. A 16.ª temporada teve de ser encurtada e não terminou como previsto. Durante a quarentena, os argumentistas e produtores trabalharam para construir a nova temporada — e quiseram retratar o período histórico pelo qual todos estamos a passar.

Krista Vernoff admite, no entanto, que no início estava relutante com a ideia de abordar a pandemia no enredo. Foram os argumentistas que a tiveram de convencer.

“Foi por causa do cansaço. Porque ser a maior série de médicos e ignorar a maior história médica do século parecia irresponsável para com a comunidade médica. Simplesmente sentimos que tínhamos de contar esta história. A conversa tornou-se: como contamos esta dolorosa e brutal história que atingiu a nossa comunidade médica de uma forma tão intensa e permanentemente mudou a medicina? E criar alguma forma de escape? E criar romance, comédia e alguma alegria nisto? Este é o desafio desta temporada.”

Leia também o artigo da NiT sobre como é que foi preparado o regresso de McDreamy — que foi mantido em segredo até ao último minuto, inclusive para a equipa que fez esta temporada. O ator Patrick Dempsey já confirmou que vai aparecer várias vezes nos próximos episódios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT