“A nossa vida alterna entre o virtual e o real, sendo que gostamos cada vez menos do real e desejamos o que vemos no virtual. Infelizmente, isto será o nosso futuro e eu quero falar das consequências desse tipo de destino.” Foi esta a motivação e a justificação dada pela jovem cineasta Cátia Silva para começar a trabalhar em “Desassossego”, a nova série que conta com o apoio da RTP Lab, e cujo primeiro episódio estreou esta quinta-feira, 31 de outubro, na RTP Play.
A obra de seis capítulos “aborda a insatisfação e alienação do ser humano, a depressão e ânsia para qual todos eventualmente correremos, o constante desassossego, que já faz parte das nossas entranhas e o faz-de-conta nas redes sociais”, acrescenta.
Uma das personagens centrais na narrativa é Laura, uma influenciadora digital que, aos 26 anos, tem mais de 450 mil seguidores — uma legião de fãs que juntou graças à sua paixão pela moda. A jovem é filha única e, desde que saiu de casa, afastou-se dos pais. E embora esteja sempre rodeada de pessoas, sente-se sozinha.
A história fala também de Ana, uma adolescente introvertida que quer deixar de se sentir gorda — e que continua de luto pela mãe, que morreu há cinco anos — e Vasco, um ator desempregado que quer deixar de entregar pizzas. Apesar de terem vidas diferentes, as suas histórias vão estar interligadas. O elenco conta com Maria de Sá, Ella de Sousa e Filipe Matos.
“Cada personagem tem um pouco de mim, a Laura tem a minha ânsia que já fez fusão com o meu sangue e de qual nunca serei orfã. Os ataques de ansiedade e eu caminhamos de lado a lado, sendo que nos dias bons, eles andam um pouquinho mais atrás. A Ana tem o meu crescimento precoce de criança para adulta, em que muito cedo fiquei a par de todos os problemas do meu seio familiar. O Vasco tem a minha inquietude, em que queremos muito uma coisa, mas às vezes temos que fazer trinta por uma linha para o conseguir”, explica Cátia.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam em outubro nas plataformas de streaming e canais de televisão.