Televisão

“Are Bass Players Human Too?”: a série que promete fazer justiça aos baixistas

Ao longo dos episódios vamos conhecer alguns dos melhores do mundo, como Krist Novoselic ou Les Claypool.
Geddy Lee é o apresentador do programa

Uma das maiores injustiças do mundo da música é que ninguém quer saber dos baixistas. São alvos de piadas no cinema e televisão porque poucos percebem qual é a função deles numa banda. Agora, um dos melhores interpretes deste instrumento vai tentar acabar com este legado. Geddy Lee, vocalista e baixista dos Rush, apresenta “Are Bass Players Human Too?” A série documental chega esta terça-feira, 5 de dezembro, à plataforma de streaming Paramount+.

“A ideia nasceu de entrevistas que fiz para o meu primeiro livro, ‘The Big, Beautiful Book of Bass’”, explica Lee. “Fiquei impressionado ao perceber que estes músicos talentosos também viveram vidas incrivelmente interessantes e multifacetadas fora do palco”. Entre os convidados estão Krist Novoselic (Nirvana), Robert Trujillo (Metallica), Les Claypool (Primus) e Melissa Auf der Maur (ex-Smashing Pumpkins, ex-Hole).

Ao longo dos quatro episódios, o canadiano vai fazer atividades do dia a dia com os colegas para mostrar que estes também tem talentos (e vida) fora do mundo da música. Num dos trechos partilhados na Internet, é possível ver Claypool a mostrar a Lee como se conduz uma escavadora, culminando num momento hilariante entre os dois. “Sou um bom rapaz judeu urbano… Como uso este tipo de maquinaria?”, pergunta o apresentador do programa.

Geddy Lee é um dos membros fundadores dos Rush, pioneiros do rock progressivo. Com Alex Lifeson e Neil Peart (desaparecido em 2020), criaram álbuns seminais como “2112” ou “A Farewell to Kings”. O músico foi considerado como o 24.º melhor baixista de todos os tempos, numa lista que incluía 50 artistas, pela “Rolling Stone”.

A série é realizada por Sam Dunn, realizador de documentário canadiano, que tem explorado sobretudo trabalhados ligados com a música, nomeadamente, o heavy metal. Em 2010 já havia lançado um filme baseado na carreira do trio, intitulado “Rush: Beyond the Lighted Stage”.

Carregue na galeria para conhecer todas as séries que chegaram à televisão e às plataformas de streaming em dezembro.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT