Televisão

Assistimos à antestreia da série “Da Mood” em Setúbal e falámos com o elenco

O dramedy estreia este sábado, 4 de junho, na RTP1. Algumas cenas foram gravadas na Avenida Luísa Todi e Largo José Afonso.
A equipa na antestreia. Foto: SPi

Setúbal volta a ser palco de mais uma produção televisiva nacional. A série “Da Mood” estreia este sábado, 4 de junho, na RTP1. As cenas foram gravadas em Lisboa e Setúbal, mas foi a cidade do Sado que acolheu a antestreia na passada segunda-feira, dia 30 de maio, na Casa da Baía.

Além de ter assistido ao primeiro episódio, a NiT conversou com alguns membros do elenco, com o realizador Sérgio Graciano e o argumentista Henrique Dias, que revelaram detalhes sobre a série, as personagens e, claro, como foi filmar em Setúbal.

“Decidimos gravar aqui porque a cidade de Setúbal está cada vez mais bonita e a desenvolver-se imenso”, afirma Sérgio Graciano. O realizador explicou ainda que há um paralelismo entre a cidade e a série porque a banda surge e começa a crescer assim como Setúbal. A Avenida Luísa Todi e o Largo José Afonso foram alguns dos locais onde gravaram, incluindo na zona ribeirinha. “O sítio mais bonito onde filmámos foi junto ao mar porque é sempre inspirador. As melhores imagens têm sempre o mar de fundo”, confessa à NiT.

De um modo geral, a “Da Mood” tem como pano de fundo a criação de uma boys band com cinco membros: Gonçalo (José Mata), Rúben (Tiago Teotónio Pereira), Rui (Miguel Raposo), Tiago (Leo Bahia) e Cláudio (Diogo Martins). No entanto, por detrás da formação da banda, as personagens têm, a nível individual, alguns problemas relacionados com ansiedade, depressão, adição, relações amorosas ou traumas de infância. A série acaba por retratar a evolução dos membros na banda e como lidam com estas questões.

A série é caracterizada como um dramedy que inclui momentos de comédia hilariantes, mas também cenas mais sérias que abordam os problemas mais duros da vida das personagens. O realizador considera que a série é “introspetiva” e destina-se a todos, desde o público mais novo ao mais velho.

Em declarações à NiT, Henrique Dias afirmou que tinha uma grande vontade de incluir na série um protagonista com problemas de saúde mental. “Hoje em dia fala-se muito de ansiedade e depressão, mas não está muito refletido na televisão”.

Assim, criaram o Rui, personagem interpretada por Miguel Raposo, que, de acordo com o argumentista, “não é uma vítima, mas é alguém que, além dos seus problemas, tem de lidar com a sua ansiedade”. Esta é uma forma de desmistificar esta doença que deve ser encarada como outra qualquer.

O Rui é um professor de música que está frustrado com a sua vida e sofre de depressão. Acaba por desistir da sua profissão e tem a ideia de criar uma boys band quando vê uma foto dos Backstreet Boys numa T-shirt. A aventura da banda começa assim.

“A boys band traz um lado muito divertido e hilariante, mas ao mesmo tempo a dicotomia faz com que possamos falar de coisas mais sérias, como as doenças mentais”, indica Miguel Raposo à NiT, acrescentando: “há várias questões entre a banda e a saúde mental do Rui que vão desenrolar o seu caminho pela série e explicar como é que ultrapassa os obstáculos”.

Por sua vez, Tiago Teotónio Pereira, interpreta Rúben, uma personagem que não tem grandes ambições artísticas, mas embarca no desafio de pertencer a uma boys band. O ator considera-o como “o mais irreverente do grupo” e indica que o principal desafio é fazer parte de uma banda com “quatro desconhecidos em que cada um tem uma personalidade muito forte”.

Já Gonçalo, interpretado por José Mata, é um advogado que não está feliz com a sua profissão, é inseguro e namora com Rita (Joana Castro), que tem muito poder na relação amorosa do casal. “O Gonçalo vê a oportunidade de participar no casting para a boys band como uma porta para o seu sonho que é ser produtor musical”, conta à NiT.

Quanto a filmar em Setúbal confessa que “foi maravilhoso”. José Mata e Tiago Teotónio Pereira fizeram parte do elenco da novela “Mar Salgado” que também foi gravada em Setúbal. Por isso, voltar a filmar na cidade tem um sabor muito especial. “Estar a gravar aqui é como estar em casa”, afirma José Mata.

Os restantes membros da banda, interpretados por Diogo Martins e Leo Bahia, não estiveram presentes na antestreia, bem como Rui Melo, Maria João Bastos e Bárbara França. “Da Mood” estreia este sábado, às 21 horas, na RTP1 e conta com oito episódios.

Percorra a galeria para ver os bastidores da série “Da Mood”. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT