Na estreia da nova temporada de “The Voice Portugal”, a 17 de setembro na RTP1, João Duarte foi o último a atuar. Cantou“Eu Sei que Vou-te Amar”, de Vinicius de Moraes, e a atuação foi recebida com uma enorme ovação. A versão do jovem português destacou-se de tal forma, que a produção global do programa, que semanalmente destaca as melhores atuações mundiais, considerou a “Prova Cega” uma das melhores.
A compilação feita pelo “The Voice” é publicada semanalmente no YouTube e faz uma seleção dos concorrentes atualmente em competição em, pelo menos, três países. O concurso está no ar em Portugal, Alemanha e Espanha. A edição norte-americana regressa esta semana.
Fernando Daniel, um dos mentores, recordou que já tinha competido com João Duarte no “Factor X” da SIC. “Estava a falar com a Sónia, sem qualquer rancor. Participei no ‘Factor X’ em 2014 ou 2015 e fui o quarto a atuar. Estavam cinco cadeiras disponíveis e sentei-me numa. O João foi o último a cantar e a Sónia levantou-me, mandou-me para casa e sentou o João. É muito curioso.”
“Aquilo foi a melhor coisa que te aconteceu na vida. A melhor coisa. Se eu não te tivesse mandado embora, tu não tinhas a gana, não tinhas vindo ao ‘The Voice’, não estavas aí hoje e hoje, sim, és o maior”, explicou Sónia Tavares. “Aconteceu no momento certo.”
Após os comentários dos mentores, Fernando Daniel decidiu impedir Sónia Tavares de poder escolher o concorrente. “Fui maldoso, mas prefiro olhar para isto como uma estratégia.” “Não estava à espera que me fizesse isto”, respondeu a vocalista dos The Gift.
A edição de 2023 do “The Voice Portugal” regressou a 17 de setembro com novos mentores, incluindo Sara Correia, António Zambujo, Fernando Daniel e a estreante Sónia Tavares. A 11.ª temporada trouxe uma novidade: o super bloqueio, que permite a cada mentor bloquear outro, fazendo com que a cadeira do adversário rode imediatamente. Catarina Furtado continua como anfitriã, acompanhada por Catarina Maia, enquanto Vasco Palmeirim deixou o cargo ocupado na edição anterior.