Televisão

B. J. Novak está em todo o lado e serve para vender tudo (e mais alguma coisa)

Mais conhecido por ter participado em “The Office”, Novak partilhou imagens de diversos objetos com o seu rosto.
O ator tem 42 anos.

Na primeira temporada de “Friends”, Joey fica chocado quando descobre que uma foto que tirou nos seus tempos de modelo está a ser usada numa campanha que alerta para as doenças sexualmente transmissíveis. Até há um grande cartaz em Times Square, a principal praça de Nova Iorque, com a sua cara. 

Na vida real, muitos aspirantes a modelos e atores são pagos para fazerem sessões fotográficas para bancos de imagens. O objetivo é que sejam fotografias que possam ser usadas em todo o mundo e para os mais diversos fins, sempre que alguém precisar de usar uma pessoa com determinado aspeto para um produto ou campanha.

Um dos melhores exemplos é o do ator sino-canadiano Simu Liu. Antes de ser Shang-Chi, uma das estrelas da Marvel, fazia este tipo de trabalho. B. J. Novak, o ator, argumentista e produtor que se tornou conhecido por ter participado da versão americana de “The Office” também poderia ter começado a carreira assim, a fazer esse tipo de trabalho. Mas não.

Simu Liu, ao centro, numa imagem genérica

Tal como Novak explicou no Instagram nos últimos dias, uma foto sua foi parar a um banco de imagens. E agora a sua cara está em produtos de todo o planeta. O ator explicou (e ilustrou) a situação através de um destaque que pode ver na sua conta na rede social.

“Há alguns anos, de forma acidental, alguém colocou uma fotografia minha num banco de imagens de uso gratuito. Aparentemente, agora estou em produtos de todo o mundo”, escreveu no Instagram, sem acrescentar mais detalhes.

B. J. Novak, de 42 anos, partilhou alguns dos tais produtos a que dá cara. A lista inclui ponchos na Europa, máquinas de barbear na China, um perfume na Suécia ou tinta facial no Uruguai. 

São imagens que lhe terão chegado ao longo dos anos. Pelo menos desde 2014 que B. J. Novak acompanha o fenómeno — ano que publicou, pela primeira vez, uma imagem referente ao perfume na Suécia. O ator parece encarar a proliferação da sua cara pelo mundo com um sorriso. Além de os ter juntado numa publicação do Instagram com o título “Modeling”, disse estar “demasiado divertido para fazer alguma coisa em relação a isto”.

Muito provavelmente, o ator não recebeu qualquer dinheiro proveniente do uso da sua imagem. De acordo com o “The New York Times”, que cita um advogado especialista no assunto, Novak poderia iniciar procedimentos legais para que a sua imagem deixasse de poder ser usada em produtos deste género. Contudo, o ator parece contente com a situação.

Curiosamente, esta quarta-feira, 3 de novembro, estreia na plataforma de streaming Disney+ “A Premissa”. Trata-se de uma série de antologia criada e apresentada por Novak. Usa as “questões mais ousadas do nosso tempo” como um ponto de partida para contar histórias em que acompanhamos diversas personagens. Todos os episódios terão uma narrativa distinta.

Jon Bernthal, Daniel Dae Kim, Lucas Hedges, Tracee Ellis Ross, Jermaine Fowler, O’Shea Jackson Jr., Lola Kirke, Boyd Holbrook, Ben Platt e Kaitlyn Dever são alguns dos atores que vão participar. 

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos vendidos pelo mundo que incluem o rosto de B. J. Novak.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT