O primeiro episódio de “Big Brother Portugal” estreou há quase 23 anos na TVI. Longe estão os dias da primeira edição, que ainda hoje mantém o título de programa mais visto da história da televisão portuguesa, conseguindo também atingir um share de mais de 70 por cento (uma audiência recorde até hoje).
Desta vez, a TVI preparou um “grande prémio” para o vencedor da próxima edição. “100 mil euros garantidos. Sim, ouviram bem, GARANTIDOS. O vencedor desta edição recebe 100 mil euros”, anunciou Cristina Ferreira, diretora de entretenimento e ficção do canal, no Instagram. Iguala, deste modo, a quantia da temporada estreante (20.000 contos, ou seja, 100.000 euros).
O valor anunciado representa quase o dobro das quantias pagas aos vencedores da temporada de 2021 (52.000€). Já a edição do ano passado contou com os valores mais baixos de sempre (prémio final de 37.645€).
Depois de “O Triângulo” (mais recente reality show da estação de Queluz de Baixo) não ter conseguido angariar as audiências pretendidas, o canal procura voltar ao formato tradicional deste tipo de programas. Ainda não existem datas oficiais para a estreia do novo “Big Brother”, que será novamente apresentado por Cristina Ferreira. O casting já arrancou e as inscrições continuam abertas.
A última edição terminou a 31 de dezembro de 2022. Miguel Vicente conquistou o primeiro lugar com 73 por cento dos votos. Em segundo lugar ficou Rúben Boa Nova e, em terceiro, Bárbara Parada.
Quem acompanhou a temporada anterior sabe que Miguel e Bárbara foram o principal casal da casa. Tal como acontece sempre, a relação foi muito atribulada. Leia a crónica de Miguel Lambertini onde o humorista os compara aos Targaryen de “Game Of Thrones”.