Esta segunda-feira, 11 de maio, pelas 21 horas, o Casa e Cozinha, canal exclusivo da NOS, vai estrear um programa especial de alimentação em tempos de pandemia – “Comer pelo mundo. Especial COVID19”. Esta é uma viagem virtual por cinco continentes para descobrir como é que está a ser gerida a alimentação nas casas dos cidadãos, qual é a situação atual dos mercados ou quais são os cuidados especiais de prevenção em cada país.
Para isso, a jornalista espanhola Verónica Zumalacárregui, especialista em viagens e gastronomia, encontra-se com pessoas de diferentes culturas, em contextos tão diferentes como China, Itália, Estados Unidos, Jordânia, Brasil, Marrocos, Austrália e Espanha.
Ao longo do programa especial, os anfitriões de cada país saem à rua da sua cidade, protegidos com máscaras, para mostrar como têm feito as compras e explicar as principais dificuldades que encontram em comprar certos alimentos.
Depois, explicam como se estão a alimentar e o que guardam nos seus frigoríficos. A partir da China, por exemplo, Xiaojing mostra uma realidade que talvez se repita em vários pontos do mundo – os controlos de temperatura das pessoas às portas dos mercados. Em Nova Iorque, os cidadãos têm que esperar em filas enormes para poder comprar comida diariamente; e na Jordânia as compras fazem-se com turbantes, luvas e máscara.
“Comer pelo mundo. Especial COVID19” vai ser depois exibido diariamente de 11 a 17 de maio. O Casa e Cozinha é um projeto da produtora Dreamia, responsável em Portugal por canais como o Hollywood, Blast, Biggs e Panda. Fica na posição 95 da grelha da NOS.