Televisão

A cena de incesto que está a chocar os fãs de “The White Lotus”

Os rumores confirmaram-se no último episódio da terceira temporada da série da Max.
Não foi exatamente inesperado.

Assim que se mergulhou na dinâmica das novas personagens de “The White Lotus”, percebeu-se de que algo de estranho pairava entre os irmãos Ratliff. Juntos no quarto do hotel, Saxon e Lochlan partilham a intimidade — e perante a nudez do primeiro, o irmão mais novo parece ligeiramente embaraçado (e curioso).

Pois bem, o rumores sobre potenciais relações incestuosas na terceira temporada da série de Mike White concretizaram-se numa cena altamente polémica, a mais comentada do quinto episódio que estreou na Max esta segunda-feira, 17 de março.

No momento que já se tornou viral nas redes sociais, os irmãos dão um beijo na boca enquanto estão sob o efeito de drogas num iate — após uma noite louca na Tailândia onde também não faltou álcool. Ao lado dos irmãos estavam Chelsea (Aimee Lou Wood) e Chloe (Charlotte Le Bon).

A entrada no território do incesto não fazia parte do guião “apenas pelo choque”, disse o produtor executivo David Bernad ao “New York Post”. “Este é o plano do Mike White [o criador da série] desde o início. Ele é brilhante e estas reviravoltas na história não são apenas para chocar. Há um motivo específico dentro da narrativa e do tema que o Mike está a tentar transmitir.”

À medida que a temporada chega ao fim, os espectadores vão perceber o porquê de Saxon e Lochlan estarem a criar uma relação que vai além da familiar. “Vai culminar de uma forma bastante satisfatória”, acrescenta.

A HBO sabia que o beijo ia ser comentado e, para o assinalar, fez uma publicação nas redes sociais com uma referência ao longo histórico da empresa com séries que incluem irmão que se envolvem fisicamente, como “A Guerra dos Tronos” e “House of the Dragon”. Numa galeria de fotos de personagens incestuosas, escreveu “Família primeiro” na legenda.

Após a exibição do episódio, Patrick Schwarznegger, que interpreta Saxon, contou ao “Today” que quem entra em “The White Lotus”, “entra uma pessoa e sai como outra” completamente diferente. “Ele entra como uma pessoa confiante e segura de si, mas a experiência lá faz com que tudo isso seja posto em causa.”

O ator de 31 anos também referiu que a sensação de desconforto que o público sente ao assistir o episódio foi intencional. “Estará a haver uma mudança de poder? Existe uma dinâmica de poder diferente ele e o Lochy? Será que a culpa foi das drogas? Ou das raparigas a pressioná-lo? Acho que ele deixa isso em aberto para que o público tente decifrar.”

Sam Nivola, que interpreta Lochlan, o irmão que deu o primeiro passo no beijo, descreve o personagem como “um rapaz incrivelmente inseguro e que tenta sempre agradar os outros” e afirma que pode ter sido isso que levou ao momento de incesto.  “Ele não é muito autossuficiente, precisa de amor e apoio das pessoas à sua volta, e acho que está disposto a ir até ao fim para encontrar aqueles que o amam.”

Acredita ainda que a pressão que Lochlan tem vindo a receber de Saxon para perder a virgindade, bem como a relação com a irmã Piper (Sarah Catherine Hook), que tenta impedir que ele siga os passos de Saxon, o levaram a tomar essa decisão.

“Há uma luta entre o sexo e a Piper a tentar controlar o seu futuro”, acrescentou. “Mas para mim? Acho que o Lochlan não quer saber qual o caminho que segue. Para ele, trata-se mais de escolher aquele que o leva para junto da pessoa que mais o ama.”

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em março nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT