A cerimónia de abertura — com início previsto para as 18h30 desta sexta-feira, 26 de julho, “será ousada, original e única”, promete o comité organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Embora continue envolta em muito secretismo, já foram reveladas algumas informações.
Lady Gaga e Céline Dion atuarão juntas numa interpretação muito especial de “La Vie en Rose”, como a NiT já lhe contou. Antes da muito guardada performance os 10.500 atletas vão desfilar em 100 embarcações ao longo do Sena, o famoso — e polémico — rio de Paris. Durante o percurso fluvial de seis quilómetros, vão passar perto dos principais monumentos da cidade, como a Catedral de Notre-Dame ou a Torre Eiffel. Graças às câmaras instaladas nos barcos, os cerca de 600 mil espectadores previstos poderão acompanhar todo o trajeto.
A partida será dada na ponte de Austerlitz e termina na Ponte d’Iéna, ao lado do Jardim do Trocadéro — onde estará instalado o palco que irá receber a atuação das cantoras e de muitos outros nomes da indústria musical.
Ao contrário das cerimónias de abertura anteriores, a da 33.ª edição das Olimpíadas de verão será aberta ao público. A gala será transmitida em mais de 80 ecrãs gigantes espalhados pela capital francesa. Os 104 mil bilhetes para as bancadas instaladas no cais inferior das margens do Sena, que esgotaram em poucos dias, custavam entre 90€ e 2.700€. Contudo, a organização também disponibilizou 222 mil bilhetes gratuitos para outras bancadas instaladas ao longo do rio.
O acender da tocha olímpica é o momento mais aguardado de todas as edições dos Jogos Olímpicos. Embora ainda não se saiba quem irá desempenhar a função, a imprensa francesa tem apontado vários nomes possíveis.
Um deles é o antigo futebolista Zinédine Zidane, que sucederia a Naomi Osaka, que desempenhou a tarefa em Tóquio. A velocista Marie-José Perec, a nadadora Laure Manaudou, o lutador Teddy Rinner, o perito em salto com vara Renaud Lavillenie, o astronauta Thomas Pesquet e o ator Omar Sy, de “Lupin”, são outras das personalidades indicadas como hipóteses. Até ao momento, foram confirmados dois artistas: Snoop Dogg e Pharrell Williams vão ser dos últimos a transportar a tocha.