Televisão

Chegou a quarta temporada da excelente série com Gary Oldman que poucos conhecem

Os novos capítulos de “Slow Horses”, da Apple TV+, estreiam em Portugal esta quarta-feira, 4 de setembro.
É um fenómeno.

Com produções com narrativas cativantes e bem-estruturadas e elencos de luxo, a Apple TV+ investe na qualidade, em vez de se focar na quantidade. Muitas das suas séries originais conquistaram a crítica, como aconteceu com “Slow Horses”. Estreou em 2022 e esta quarta-feira, 4 de setembro, regressa para uma nova temporada. O protagonista é Gary Oldman, vencedor de dois Óscares e conhecido pelos seus papéis em fenómenos como “O Cavaleiro das Trevas”, “Harry Potter” e “A Hora Mais Negra”.

O enredo centra-se nos membros da Slough House, uma divisão dos serviços secretos britânicos encarregue dos agentes que cometeram falhas graves ao longo da carreira, como deixar informações confidenciais num comboio. O MI5 atribui-lhes tarefas simples, inúteis e, por vezes, humilhantes, esperando que estes desistam e reduzam, assim, a folha de pagamentos.

O líder deste grupo marginalizado é Jackson Lamb, um homem que há muito perdeu o interesse pela vida. Venerado por estar cansado e desgastado, ele apresenta um visual despreocupado, incluindo meias em mau estado e hábitos de sesta no escritório durante o horário laboral.

Esta é a primeira série de longa duração em que o ator de 66 anos participa — e não podia estar mais contente com a experiência até agora. “Se este fosse o meu último trabalho, ficaria muito satisfeito. Se a Apple quiser continuar a colaborar comigo, estou aberto a isso”, revelou à “IndieWire”.

Gary Oldman confessa que já pensava em protagonizar uma série antes de surgir a oportunidade em “Slow Horses”, mas procurava o papel ideal que atendesse a alguns critérios. “Queria poder usar o meu próprio sotaque, que exagero um pouco, mas que é meu. Além disso, não queria passar por sessões de maquilhagem, pois já tive a minha cota. Também evitei figurinos desconfortáveis. Gosto do mundo dos espiões, e esta obra pareceu-me perfeita”, afirmou.

Os elogios de Oldman estendem-se à equipa de guionistas, liderada por Will Smith — não o ator conhecido por ter dado um estalo a Chris Rock, mas o autor de produções como “Veep” e “Avenue 5”. “É especialista em condensar um livro inteiro em poucos episódios.” A série é uma adaptação da saga literária criada por Mick Herron.

Quanto aos novos capítulos, revela que “Lamb não muda muito”. “Continua muito fodido, mas distingue o certo do errado e é leal. Usa o humor como uma defesa, o que leva quem o rodeia a pensar que não se importa. Contudo, preocupa-se com os outros”, descreve Oldman.

Nesta nova fase, será a primeira vez que teremos uma visão da casa do protagonista, que, claramente, não é a mais acolhedora. Esta foi uma das partes preferidas do ator britânico, pois pôde opinar sobre a decoração, desde os pósteres à mobília. “Há livros por todo o lado e uma mesa de café com uma perna partida.”

O tom de “Slow Horses” tem sido amplamente elogiado pela crítica, apresentando uma mistura de comédia negra e um drama repleto de suspense. A série oferece momentos de humor profundo nas interações entre as personagens, além de se transformar num intrigante thriller quando a ação toma conta da narrativa.

No agregador Rotten Tomatoes, a série possui uma impressionante pontuação de 98 por cento entre os críticos — e a última avaliação está, neste momento, em 100 por cento — e 94 por cento entre os espectadores, consolidando-se como uma das produções mais aclamadas da plataforma.

Além de Gary Oldman, o elenco conta com Jack Lowden, Kristin Scott Thomas, Rosalind Eleazar, Saskia Reeves, Christopher Chung, Aimee-Ffion Edwards, Jonathan Pryce, entre outros.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em setembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT